Prof. Herasmo Braga
Prof. Herasmo Braga

O professor e crítico Herasmo Braga é o novo colaborador de Entretextos. Em seu texto de estreia, na coluna “Doxa e Episteme”, ele escreve sobre a função e serventia da literatura em diálogo entre Paulo Ricoeur e Dostoiésvisk.

Herasmo Braga é ensaísta, Crítico Literário e Professor da UESPI e da Pós-Graduação em Letras da UFPI / Doutor em Literatura Comparada e Pós-Doutor em Filosofia. Entre sua publicações, está Neorregionalismo.

Nesse estudo, “Herasmo Braga, aborda dentro da literatura contemporânea, uma nova tendência literária. Diferente das diversas linhas como a da auto-ficção, o romance histórico e a literatura chamada pós-moderna. Essa nova tendência é caracterizada por três aspectos:  autonomia das personagens femininas, elas gozam de uma autonomia, ao contrário, das produções regionalistas que marcaram espaço em até 1930; a questão da memória, onde o espaço não é só o local onde se desenrola a trama, o espaço participa da trama e o terceiro aspecto, a memória enquanto resistência, valorizando os aspectos regionais contra a homogeneização cultural. Ronaldo Correia de Brito, Raimundo Carrero e o piauiense Assis Brasil apresentaram em suas produções literárias esses aspectos, inclusive de uma forma muito convergentes.”

Saiba mais sobre as pesquisas do prof. Herasmo Braga sobre o Regionalismo:

Leia a coluna de estreia do prof. Herasmo Braga em Entretextos. CLIQUE AQUI