[Whashington Ramos]

     O escritor Yuval Noah Harari, em seu livro Sapiens - uma breve história da humanidade, diz que a ficção e os mitos têm sido muito importantes para o desenvolvimento da vida. Para confirmar isso, transcrevo dois trechos desse livro. “Qualquer  cooperação humana em larga escala(...)está enraizada em mitos compartilhados que só existem na imaginação coletiva das pessoas.”  “Não há deuses no universo, não há nações, não há dinheiro, não há direitos humanos, não há leis e justiça fora da imaginação compartilhada de seres humanos.”

     Ora, se é assim, permito-me criar uma ficção também. Pode ser que algumas pessoas amigas acreditem nesta minha imaginação. As que não acreditarem darão risada e dirão que estou delirando. É... Mas pelo menos é um delírio baseado na astronomia.

     Pois muito bem! Então lá vai! Segurem as pontas aí!

     Deus está muito ocupado, evitando que asteroides atinjam a Terra. Uma chuva deles extinguiu os dinossauros há 66 milhões de anos. Mas o Senhor do universo, incansavelmente, sem se descuidar durante um segundo sequer, impede que asteroides nos atinjam. Eles vêm principalmente do enorme cinturão de asteroides que fica entre Marte e Júpiter. Alguns, no entanto, vêm dos confins do universo e numa velocidade estonteante. Todos são rochas duríssimas e chegam a ter dez quilômetros de diâmetro.

     Deus está controlando os movimentos da Terra, principalmente o de rotação, aquele que ela faz em torno de si mesma. Dizem que há a possibilidade de ela girar em sentido contrário a esse em que ela está girando. Se essa reviravolta acontecer, será o fim da vida humana aqui. Dificilmente escapará alguém. Mas, se houver escapatória, aqueles que sobreviverem sofrerão muito. Terão que subsistir como nossos ancestrais há milhões de anos. Serão apenas coletores comendo alimentos crus e contaminados pelo lixo produzido nos últimos cem anos, dormindo ao relento, fugindo de feras famintas como onças, sentindo frio e calor intensos.

     Deus está evitando que nosso sistema solar seja engolido por um buraco negro, cuja força descomunal é capaz de sugar qualquer coisa, da mais leve e imponderável à mais dura e concreta. Os buracos negros são conhecidos como os supremos desconhecidos. Se nós temos medo de um simples buraco qualquer aqui, imagine na vastidão do universo. Como é ruim cair num buraco!

     Deus está mantendo em perfeito equilíbrio o sol e os planetas com suas trajetórias elípticas. Todos giram em torno de si mesmos e em volta de nossa estrela, que também gira em torno de si própria. Esses astros, ao mesmo tempo em que giram, se deslocam dentro da Via-Láctea. Ou seja, estão girando e se deslocando simultaneamente. Não é fácil manter esse equilíbrio. Para onde estão indo? Só Deus sabe.

     Deus está evitando que as tempestades solares sejam muito intensas e atinjam a Terra, prejudicando as telecomunicações e provocando mais secas.

     Mas existe o mais difícil trabalho de Deus. É que ele nem sempre consegue retirar a ingratidão, o ódio, a violência, a calúnia e outras maldades do coração de algumas pessoas.