Capa do livro "Rosa numinosa".
Capa do livro "Rosa numinosa".

“Rosa numinosa”, o novo livro de Diego Mendes Sousa, é daqueles livros que nos fascinam do início ao fim. São belos poemas escritos com muito esmero e que tocam lá no espaço mais profundo de nossa alma. Possuidor de um vasto conhecimento da mitologia universal e da história de sua terra (que nos é transmitido de modo bastante atraente) e de um vocabulário cuja sofisticação é tornada simples na singeleza de seus versos, o autor cativa o leitor com seu ritmo cadente que nos embala e nos inebria com sua beleza.

O poema “Gesta da coroa de louros ou de espinhos” dedicado a seu pai possui uma pungência encantatória, com versos curtos que nos conduzem por uma narrativa lírica até um final de uma beleza arrebatadora que quase nos leva ao pranto. Este é apenas um dos exemplos dos versos encantadores deste grande poeta, que demonstra um imenso amor à natureza, à sua terra, ao seu país e a todas as pessoas que habitam este planeta.

Com prefácio do também excelente poeta cearense Clauder Arcanjo (cujo livro “Sinos” já resenhei aqui), textos de orelha de Roberto Nogueira Ferreira e Ronaldo Costa Fernandes, e apresentação de Noélia Ribeiro, o livro possui uma linda capa e belas ilustrações do designer editorial Paulo Moura. Pode ser adquirido diretamente com o autor aqui marcado, já que se trata de uma edição do autor, com um excelente trabalho gráfico da Gráfica do Povo de Teresina que transformou o livro em um deleite aos olhos, nos proporcionando o prazer tátil do papel aveludado de sua capa.

O autor, além de poeta, é crítico, cronista e memorialista. Nasceu na Parnaíba, na costa do Piauí e já publicou 10 livros de poemas antes deste. Vale muito a pena a leitura deste livro e a divulgação deste autor que, nas palavras de Nélida Piñon na 4ª. capa, “abre picadas” e “é um ditador de modas poéticas”.

 

Depoimento de Décio Torres Cruz, poeta e crítico.

Texto extraído do Facebook.

https://www.facebook.com/decio.torres.3/posts/4991353557599485?notif_id=1652043885702412&notif_t=feedback_reaction_generic_tagged&ref=notif