foto
foto

Rogel Samuel

Fileto Pires Ferreira governou o Amazonas de 1896 a 1898. Nasceu no Piauí, em Barras, em 16 de março de 1866, e fez seus cursos preparatórios em Teresina. Em 1884, iniciou a formação militar em Porto Alegre, depois transferido para o Rio de Janeiro, onde participou do movimento republicano de Benjamim Constant. Em 1890 mandado para o Amazonas, para servir no governo de Augusto Ximenes. Regressa ao Rio de Janeiro para concluir o bacharelado em Matemática e Ciências Físicas e Naturais. Logo após o golpe de estado de Deodoro, foi para o serviço ativo no Pará. Durante a viagem soube da queda de Deodoro e ascensão de Floriano e deste recebeu ordem para seguir para Manaus, onde foi deposto outro piauiense ilustre, o Coronel Thaumaturgo de Azevedo, que aderira ao golpe de estado de Deodoro.

Em março de 1892, Eduardo Ribeiro assumiu o governo do Amazonas e convida Fileto Pires para ser seu Secretário do Estado. Fileto foi eleito Deputado Federal. Depois, num golpe de estado de Eduardo Ribeiro, em 1895, Fileto Pires foi imposto Governador do Amazonas. Entretanto, Fileto era um administrador dinâmico. No seu governo foi inaugurado o Teatro Amazonas, em 1896. Em abril de 1898 Fileto Pires adoeceu e embarcou para a Europa, substituído por José Cardoso Ramalho Júnior, Vice-Governador do Estado. Em Paris soube de sua falsa “renúncia” (falsificaram sua assinatura) e tudo fez para reaver o mandato. O presidente Prudente de Moraes encaminhou o caso à apreciação do Congresso. O presidente Campos Salles deu o fato como consumado.

 Fileto Pires Ferreira faleceu no posto de General, no Rio de Janeiro, em 1917, sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier. Era inteligente, culto, grande orador.

O que se vai ler nesse livro é que Fileto Pires Ferreira foi acusado de várias coisas, como de ter sacado milhares de libras esterlinas na Pussinelli, Prusse & Co, mas a casa exportadora negou tudo, por documento escrito e assinado pelo próprio Pussinelli. Ele não teve direito de defesa. A Comissão Julgadora era toda constituída pela oposição.

Dezenas de obras foram feitas por Fileto em 19 meses de governo.

Assumiu em 23 de julho de 1896, recebeu o estado endividado, num déficit de 4 mil contos. Deixou um superávit de 9 mil contos. Recebeu o Estado com obras paradas por falta de verba e teve de fazer um empréstimo para pagar o funcionalismo. A justiça estava amordaçada, os orçamentos tinham verbas ilimitadas. Ele irritou os homens do seu partido, principalmente Eduardo Ribeiro.

Fileto Pires Ferreira foi operado pelo Dr. Jean Casimir Félix Guyon (1831-1920), considerado o fundador da moderna urologia, em Paris. Tinha um cálculo renal. Lá houve um banquete em sua homenagem, mas ele já estava cassado, sem o saber. Em Belém conseguiu saber que seu cunhado, Guido de Sousa, tinha sido demitido, estava escondido, e que seus familiares saíram às pressas de Manaus para não sofrerem represálias. No dia em que chegou em Belém, partiu para reassumir seu Governo. No meio da viagem o advertiram que não deveria vir, porque iriam prendê-lo.

Fileto Pires Ferreira escreveu este livro para fazer um balanço de seu governo. Terminou de escrever em julho de 1900.