[Flávio Bittencourt]

Os feijões mexicanos que saltam

É verdade.

 

 


24.11.014 -           F.

 

"Qual o segredo dos feijões mexicanos saltitantes? É verdade que o feijão “pula” sozinho?

 

“Os feijões saltitantes pulam mesmo? Qual o segredo?”

Ótima dúvida! (...) Qual seria o segredo dos feijões mexicanos saltitantes? Hoje vou revelar um grande mistério. Para quem nunca ouviu falar, os feijões mexicanos saltitantes são vendidos em loja de souvenir ou por vendedores ambulantes nas fronteiras do México, uma febre nos Estados Unidos. E quem não ficaria encantado com feijões que se pulam e rolam sozinhos?

Bem, o feijão saltitante não é bem um feijão e tão pouco um grão. Na verdade, trata-se da semente de um arbusto decíduo (Sebastiana pavoniana) que cresce principalmente no deserto selvagem do México. Essa sementinha tem três partes e cada uma dessas partes pode ser um “feijão saltitante”. Mas como assim?

Tudo é culpa de uma mariposa. Isso mesmo! Dentro de algumas das partes da semente deste arbusto, tem uma larva de mariposa de uma grande família das borboletas (Olethreutidae) que são pragas agrícolas. Ela é a verdadeira saltadora da história. Durante a primavera e o verão, a fêmea coloca seus ovos sobre as flores femininas do arbusto, exatamente no ovário imaturo. Quando os ovos eclodem, as larvas começam a comer todo o conteúdo do que se tornaria um semente. Assim, elas vão crescendo ali e construindo uma espécie de “forro” no interior da semente com os fios de seda produzidos pelas glândulas salivares. Esse forro, seria uma espécie de casulo (como os de borboletas). O movimento da larvinha para a construção do seu casulo dentro da semente, acaba causando os “pulos do feijão”.

O ciclo de vida da mariposa responsável pelos pulinhos dos “feijões saltitantes mexicanos”! Foto: Reprodução/subdivx

Os saltos do feijão seguem seus movimentos e vibrações durante semanas ou meses. Com o tempo os saltos deixarão de acontecer, a larva se torna uma pupa e então sofre metamorfose. Até seis meses depois, adultos mariposas surgirão a partir do “feijão” e certamente irão a procura de mais flores para colocar seus ovinhos. Esse é o segredo dos feijões mexicanos saltitantes!

_original

Com o tempo os saltos deixarão de acontecer, a larva se torna uma pupa e então sofre metamorfose.

FONTE:HOWSTUFFSWORK,BEANSJUMPING

" ( http://diariodebiologia.com/2009/06/qual-o-segredo-dos-feijoes-mexicanos-saltitantes-e-verdade-que-o-feijao-pula-sozinho/#.VHOozMmF_t1)