0

Monsenhor Joaquim Raimundo Ferreira Chaves– n. 09-03-1913 - Campo Maior (PI), f. 08-05-2007 – Teresina (PI). Filho de Raimundo Chaves e Antônia Herondina da Silva Chaves. Sacerdote, professor, historiador e biógrafo. Licenciado em Filosofia.

Cursou de Teologia, Escritura Sagrada e Direito Canônico. Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Foi Vigário Geral de Teresina, Secretário do Bispado do Piauí, membro do Conselho Diretor da FUFPI.

Pertenceu à Academia Piauiense de Letras, ao Instituto Histórico e Geográfico Piauiense, ao Instituto Histórico de Oeiras e ao Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Bibliografia: “Teresina – Subsídios para a História do Piauí” (1952, reeditado em 1994); “O Índio no Solo Piauiense” (1953); “Campo Maior Luta pela Independência” (Batalha do Jenipapo – reeditado em 1994 e em 2005); “A Escravidão no Piauí”; “Apontamentos Biográficos e Outros”, 2 volumes (1975, reeditado num só volume em 1994); “O Piauí na Guerra do Paraguai”; “O Piauí nas Lutas da Independência” (reeditado em 1994); “Como Nasceu Teresina”.

Comentário: As lições de seus livros constituem fonte segura para conhecimento de variado aspecto da história do Piauí – que ele expõe e analisa com critério. (A. Tito Filho, citado na orelha de “Apontamentos Biográficos e Outros”). (Dicionário Biográfico Virtual de Adrição Neto)