J.D. Salinger
Por Amélia Pais Em: 29/01/2010, às 07H03

Jerome David Salinger tinha celebrado os 91 anos de idade a 1 de Janeiro, em Manhattan, Nova Iorque. Filho de pai judeu de origem polaca e de mãe com ascendência escocesa e irlandesa, escreveu os primeiros contos na década de 1940, publicados em revistas como a "Esquire" ou a "New Yorker".
O primeiro, que surge em 1951 ("À Espera no Centeio", Difel, 2005, antes editado com o título "Uma agulha no palheiro"), fez um enorme sucesso. A obra, que retrata os desafios da adolescência através do protagonista Holden Caufield, foi lida em todo o mundo, tendo sido obra de referência para muitos adolescentes e jovens. Foi este livro de Salinger que Mark Chapman - o homem que assassinou John Lennon - pediu ao ex-Beatle para autografar na manhã em que o matou. A relação entre o adolescente, com um esgotamento nervoso, e Chapman, foi abundantemente explorada, mas sem que uma relação de influência sobre a morte de Lennon tivesse sido traçada.
Livros publicados em Portugal
"À espera no Centeio" (Difel 2005)/"Uma Agulha no Palheiro" (Livros do Brasil, 1983)
"Franny e Zooey", (Bertrand, 1962)
"Carpinteiros, Levantem Alto o Pau de Fileira", (Bertrand 1964)
"Nove Contos", (Bertrand, 1966)
Ler mais:
em
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/salinger-escritor-americano-tvi24/1135113-4073.html:
Mor eu esta quinta-feira o escritor norte-americano J.D. Salinger. Tinha 91 anos (nasceu a 1919), vivia em Cornish (New Hampshire), e faleceu de causas naturais, segundo relata a Associated Press.
Publicado em 1951, «The Catcher in the Rye» (À Espera no Centeio, Ed. Difel ), é o seu trabalho mais famoso, relatando a vida do adolescente Holden Caulfield entre a rica burguesia nova-iorquina, revelando o vazio social e os falsos valores encontrados pelos jovens da época.
Não publicou qualquer livro desde 1965 e teve uma vida de quase total isolamento, tendo recusado a atenção do mundo literário e dos media durante décadas.
David Chapman, o assassino de John Lennon, era grande admirador da sua obra e transportava precisamente o livro «The Catcher in the Rye» quando atirou a matar sobre o ex-Beatle a 8 de Dezembro de 1980.
Em 2007, o escritor francês Frédéric Beigbeder tentou encontrar Salinger, numa jornada que ficou registada no documentário «Catching Salanger».
ver:http://www.youtube.com/watch?v=K8tycVEG7fs