[Flávio Bittencourt]

Documentos comprovam arapongagem da Abin no Porto de Suape

Não quero ser pessimista, mas a reação de Dilma à arapongagem norte-americana poderá, infelizmente, fortalecê-la politicamente.

 

 

 

 

 

Carcará em Roma, no Texas, nos Estados Unidos

 

 

 

 

 

Carcará em Roma, no Texas, nos Estados Unidos

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Carcar%C3%A1,

OBS. - ESSA LEGENDA JÁ ESTAVA NO SITE ORIGINAL)

 

 

 

 

 

ADVERTÊNCIA:

ESTA MATÉRIA AINDA ESTÁ SENDO CONCLUÍDA E

E ESTÁ A MERECER CHARGE OU CARTUM...

EM PROCESSO DE PESQUISA

 

 

 

 

 

O NOBRE PÁSSARO CARCARÁ:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Animais_JD_Botanico/aves/lista_aves_falconiformes.htm)

 

 

 

 

 

"SENHORES MEMBROS DA ABIN:

OS SENHORES DEVEM OUVIR AS

CONVERSAS PARTICULARES DOS MEMBROS

DAS SUAS FAMÍLIAS"

 

f. a. l. b.

 

 

 

 

O CARCARÁ, DIGNO, ALTANEIRO E LEGAL,

É NOSSO:

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Carcar%C3%A1)

 

 

 

 

 

NÃO É POSSÍVEL!

FALTA PATRIOTISMO ÀQUELES CARAS...

f. a. l. b.

 

 

 

 

 

"EU NÃO TENHO PREÇO,

MEU PREÇO É O MEU PAÍS!"

Jair Bolsonaro

 

 

 

 

 

22/06/2013

"(...) Uma reportagem de VEJA da semana passada revelou que quatro agentes da Abin, o serviço secreto brasileiro, foram detidos no Porto de Suape, no Recife, sob a suspeita de espionar o governador pernambucano Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência da República pelo PSB. Se comprovada, a denúncia seria o estopim de um monumental escândalo, segundo avaliação das próprias autoridades do governo. Na segunda-feira, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, órgão ao qual a Abin está subordinada, negou o episódio. Em nota, informou que não realizava operações para vigiar quem quer que fosse nem tinha registros da detenção dos agentes. (...)"

[http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/documentos-comprovam-arapongagem-da-abin-no-porto-de-suape, GRIFO NOSSO]

 

 

 

 

 

NÃO AOS MÉDICOS CUBANOS - [DEPUTADO FEDERAL CARIOCA] Jair Bolsonaro,

Youtube:

http://youtu.be/jjwHEwTogSg

 

Publicado em 22/05/2013

"GOVERNO PETISTA DOOU 1 BILHÃO PARA CUBA EM ATOS SECRETOS" Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional 21/05/2013 - CURTA ➨ http://www.facebook.com/CanalDaDireita

 

 

 

 

 

 

É PENA... ESSE EPISÓDIO DE REAÇÃO ENÉRGICA DEPOIS DE

DESCOBERTA UMA MEGA-ARAPONGAGEM DA FAMIGERADA

CIA ["NSA"], NO BRASIL, PODERÁ FORTALECER

DILMA...

(COLUNA RECONTANDO...)

 

 

 

 

MUITO BURROS:

A INTELIGÊNCIA E A CONTRA-INTELIGÊNCIA BRASILEIRA

SÃO EXTRAORDINARIAMENTE BRONCAS E CONTRA-BRONCAS...

QUANDO ELES ESPIONAM O SENADOR MÁRIO COUTO,

A EX-SENADORA MARINA SILVA E O EMPRESÁRIO QUE

DIRIGE A NATURA LTDA., O SENADOR COLLOR DE MELLO,

O DEPUTADO CARIOCA JAIR BOLSONARO, O SENADOR AÉCIO NEVES,

OS GOVERNADORES ALKMIN E EDUARDO CAMPOS ETC. ... SÃO PEGOS

COM A BOCA NA BOTIJA...  QUE TAL EXONERAR O INCOMPETENTE-CHEFE,

D. DILMA?  ASSIM, A SENHORA AINDA IRIA SE FORTALECER MAIS AINDA...

[não é preciso dizer que arapongas brasileiros NÃO são carcarás,

já que dezenas de milhares de brasileiros querem proteger essa

ave digna, que não bisbilhota ilegalmente pessoa alguma!

VIVA O CARCARÁ LITERAL!!!!!!!!!!]

 

 

 

9.7.2013 -     F.

 

 
22/06/2013 - 19:21
 
 

Documentos comprovam arapongagem da Abin no Porto de Suape

Reportagem de VEJA desta semana revela que o serviço secreto brasileiro mentiu quando disse que seus agentes nunca estiveram no local. Quatro espiões foram flagrados pela segurança do porto e ficaram detidos por mais de duas horas

Robson Bonin e Hugo Marques
PEGO NA MENTIRA - O general Elito, chefe do GSI, também garantiu à presidente Dilma que não houve abordagem, detenção ou prisão de seus agentes

PEGO NA MENTIRA - O general Elito, chefe do GSI, também garantiu à presidente Dilma que não houve abordagem, detenção ou prisão de seus agentes      (Ed Ferreira/Estadão Conteúdo)

Pela própria natureza do trabalho, é típico dos serviços de inteligência de qualquer país manter suas atividades sob o mais rigoroso segredo. Quando algo dá errado ou é feito ao arrepio da lei - o que não é incomum -, essa premissa é sempre levada ao extremo. Uma reportagem de VEJA da semana passada revelou que quatro agentes da Abin, o serviço secreto brasileiro, foram detidos no Porto de Suape, no Recife, sob a suspeita de espionar o governador pernambucano Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência da República pelo PSB. Se comprovada, a denúncia seria o estopim de um monumental escândalo, segundo avaliação das próprias autoridades do governo. Na segunda-feira, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, órgão ao qual a Abin está subordinada, negou o episódio. Em nota, informou que não realizava operações para vigiar quem quer que fosse nem tinha registros da detenção dos agentes. Dois dias depois, foi a vez de a própria Abin rebater o conteúdo da reportagem. Também através de uma nota, a agência garantiu que os agentes citados jamais estiveram no porto e que “nunca houve abordagem, detenção ou prisão de servidores em 11 de abril ou qualquer outra data”.

(http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/documentos-comprovam-arapongagem-da-abin-no-porto-de-suape)

 

 

 

 

===

 

 

 

Carcará

 
Como ler uma caixa taxonómicaCarcará
Carcará em Roma, no Texas, nos Estados Unidos
Carcará em Roma, no Texas, nos Estados Unidos
Estado de conservação
Classificação científica
Reino: Animalia
 
Filo: Chordata
 
Classe: Aves
 
Ordem: Falconiformes
 
Família: Falconidae
 
Género: Polyborus
 
Espécie: P. plancus
 
Nome binomial
Polyborus plancus
Miller, 1777

Polyborus plancus, chamado popularmente de carancho, caracará, carcará1 e gavião-caracará, é um falconídeo. Sua envergadura chega a 123 cm e o comprimento varia entre 50 e 60 cm. Seu nome científico é Polyborus plancus ou Caracara cheriway; a subespécie brasileira é P. p. brasiliensis. É tido como ave tipicamente brasileira, tanto que Audubon o chamava, no século XIX, de "águia-brasileira". No entanto, possui uma distribuição geográfica ampla, que vai da Argentina até o sul dos Estados Unidos, ocupando toda uma variedade de ecossistemas, fora a cordilheira dos Andes.

Etimologia

"Carancho" vem do tupi ka'rãi, "arranhar, rasgar com as unhas"1 . "Caracará" e "carcará" vêm do tupi karaka'rá2 .

Carcará

Descrição[editar]

O carcará é facilmente reconhecível, quando pousado, pelo fato de ter uma espécie de solidéu preto sobre a cabeça, assim como um bico adunco e alto, que se assemelha à lâmina de um cutelo; a face é vermelha. É recoberto de preto na parte superior e tem no peito de uma combinação de marrom claro com riscas pretas, de tipo carijó/pedrês; patas compridas e de cor amarela; em voo, assemelha-se a um urubu, mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na extremidade das asas.

O carcará não é, taxonomicamente, uma águia e sim um parente distante dos falcões. Diferentemente destes, no entanto, não é um predador especializado e sim um generalista e oportunista (assim como os seus parentes próximos, o chimango e o gavião-carrapateiro ou chimango-branco), alimentando-se de insetos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis; ataca crias de mamíferos (como filhotes recém-nascidos de ovelhas) e acompanha os urubus em busca de carniça. Passa muito tempo no chão, ajudado pelas suas longas patas adaptadas à marcha, mas é também um excelente voador e planador.

Carcará fotografado próximo à cidade de Marabá, no estado do Pará, no Brasil.

Um casal de carcarás pode ser visto próximo dos humanos, por exemplo, numa área de atividade agrícola, mais especificamente, chegando a alguns metros distante de um trator que esteja arando terra, à espera de uma oportunidade de encontrar pequenos insetos e outros eventuais animais que inevitavelmente se tornam visíveis a essas aves predadoras.

Tal espécie foi adotada no ano de 2005 para representar a Agência Brasileira de Inteligência no lugar da tradicional araponga.

Muito citado também como apelido de Roque Santeiro por "Sinhozinho Malta" na novela da Globo, "Roque Santeiro" de 1985, talvez por ser oportunista.

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.348
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.346
  • (em inglês) BirdLife International (2004). Caracara plancus. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 28.10.2007.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Carcar%C3%A1)

 

 

 

===

 

 

 


  

Universidade Estadual Paulista

U N E S P

 

 

 

Menu inicial

 

Biologia geral das aves

 

Guia de Aves do JB

 

Galeria de fotos

 

Links sobre aves

 

Downloads

 

Contato

 

Guia de aves do JB

 Falconiformes  (carcará, gaviões, águias)


As aves que se alimentam de carne e caçam as suas presas possuem bicos encurvados e garras afiadas e são chamadas aves de rapina. As aves falconiformes caçam de dia e as corujas, de noite.

 

No JB encontramos representantes das 2 famílias de falconiformes:

- caracará e carrapateiro (Falconidae)

- gavião-carijó, sovi e o gaviãozinho (Accipitridae)

 

Em relação ao estilo de caça, os falconídeos abatem as presas com seus bicos enquanto os acipitrídeos, usam as suas garras. O sentido da visão é especialmente muito aguçado nos acipitrídeos que possuem olhos bem grandes. Os falconiformes são monogâmicos sendo que ambos dividem o cuidado de criar os filhotes. Os falconídeos fazem ninhos mais simples, menos elaborados.

 

Caracará

Os caracarás são aves comuns no Brasil. Possuem penas escuras na cabeça e um bico preto encurvado e adunco. Quando cantam produz sons parecidos com o seu nome. Assim como o pombão tem uma música com o seu nome sertanejo ("Asa Branca"), o caracará tem a sua "Carcará". 

 

Alimentação caçam pequenos vertebrados e se alimentam da carcaças de outros animais. Também saqueiam ninhos de outras aves. No campo, seguem tratores que aram a terra a procura de minhocas!

 

Reprodução formam casais monogâmicos sendo difícil diferenciar o macho da fêmea.

Forma dos ninhos: feito de gravetos entrelaçados. Põe dois ovos brancos manchados de marrom-avermelhado.

 

Quando emitem os chamados, o caracará dobra o pescoço para trás, colocando a cabeça sobre as costas! O som lembra o nome popular da ave

Veja uma foto.

 

 

 

 

Nome cientifico: Caracara plancus

Nome popular: caracara

 

Ouça o canto

 

Carrapateiro

 

Alimentação Como o seu nome sugere, alimenta-se de carrapatos e de bernes de mamíferos de grande porte como bovinos, eqüinos e capivaras. A dieta é complementada com pequenos vertebrados e suas carcaças.

 

Reprodução Formam casais monogâmicos e a fêmea encarrega-se da incubação dos ovos enquanto o macho a alimenta.

 

Forma do ninho: um ninho grande feito de ramos secos no alto de palmeiras e outras árvores altas.

Põe de 5 a 7 ovos.

 

Nome cientifico: Milvago chimachima

Nome popular: carrapateiro

 

Emitem sons semelhantes aos do gavião-carijó.

 

Ouça o canto

 

 

Gavião-carijó

O gavião-carijó é distribuído amplamente no Brasil e leva a fama de "terror dos galinheiros", mesmo que as galinhas dêem o alarme para qualquer predador natural, ave ou mamífero que se aproxima. Pode ser visto nos campos, bordas de mata e áreas urbanas. O barrado (carijó) na região ventral do corpo inspirou o seu  nome popular.

Alimentação Sendo um exímio caçador, alimenta-se de roedores, lagartos, filhotes de outras aves e artrópodes. De um poleiro, observa atentamente e daí parte para caçar a presa que movimenta no solo. Ataca ninho de outras aves.

 

Reprodução Formam casais monogâmicos sendo praticamente impossível, diferenciar o macho da fêmea.  Ele é um pouco maior e alimenta a fêmea durante o período de incubação. São pais zelosos e ficam muito agressivos defendendo a prole contra invasores.

Forma dos ninhos: O casal constrói o ninho com gravetos revestida com folhas secas no alto de uma árvore. Põe de 1 a 2 ovos que são incubados pela fêmea. Na época reprodutiva tornam-se muito agressivos.

 

Ouça o canto

 

Esse canto ("pinheeee") estava sendo emitido enquanto fazíamos a ocorrência das aves. Enquanto um vocalizava o outro respondia em um ponto mais distante. O casal vocalizava durante o vôo.

 

Nome cientifico: Rupornis magnirostris

Nome popular: Gavião-carijó

 
Sovi

O sovi é também conhecido como gavião sauveiro. No JB, vimos o sovi se alimentando de uma pequena ave que ele capturou em pleno vôo. Nessa ocasião houve um alarido geral de outras aves que havia e nos chamado a atenção.

 

Alimentação: alimenta-se de insetos (formigas, cupins, cigarras) que captura com os pés, em pleno vôo.

 

Reprodução forma casais monogâmicos. Enquanto a fêmea choca os ovos ele toma conta do território agressivamente, contra qualquer tipo de invasor aéreo que lembra outra ave de rapina.

 

Forma do ninho Semelhante ao do gavião-carijó.

Nome cientifico: Ictinia plumbea

Nome popular: sovi

 

 

Ouça o canto

Gaviãozinho

Como o nome sugere, é o menor de todos os gaviões.

 

Alimentação  Do alto de um poleiro aguarda a passagem de insetos, lagartos, pássaros e outras pequenas presas.

Reprodução: formam pares monogâmicos.

 

Forma do ninho: lembram o ninho do gavião-carijó, porém menor.

Nome cientifico:

Nome popular: Gaviãozinho

 

Ouça o canto. Por causa do canto é conhecido como cri-cri.


Para saber mais  
Ordem dos falconiformes

Um site muito bom. Visite-o sem falta.

Xeno Canto

Um portal comunitário internacional onde cantos de aves do mundo são arquivados e compartilhados.

WikiAves

Portal construído  comunitariamente para o compartilhamento de imagens e de sons de aves brasileiras.

Aves no campus

Um guia para o reconhecimento de aves no câmpus da USP, coordenado pela Profa Hofling e colaboradores.

(http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Animais_JD_Botanico/aves/lista_aves_falconiformes.htm)