DIÁRIO - 23/04/2020

DIÁRIO

[Ainda e de novo o novo corona]

Elmar Carvalho

23/04/2020

            Na revista Veja, edição 2681, do dia 8, na página 29, em que aparece uma foto da bela e fera, mais bela que fera Massafera, em que esta, numa “crise” de humildade ou choque de realidade, diz que em sua casa “não tem mais hierarquia”, leio esta frase do escritor Luís Fernando Veríssimo, de 83 anos, piadista nato: “Sou cardíaco, diabético e velho. O vírus que me pegar vai ganhar uma tríplice Corona.”

            Sem dúvida ele brincava com a etimologia da palavra corona, que vem do latim, e significa coroa. De minha parte não lhe tenho inveja, uma vez que também sou um Trismegistus, ou seja, um tríplice coroado: também sou velho, embora não tanto quanto ele; não sou diabético, mas tenho hipertireoidismo e, não sendo cardíaco, sou ao menos hipertenso. Portanto, sem honra nenhuma, faço parte de três grupos de risco, no referente ao famigerado vírus que assola e assombra a humanidade.

            No tocante à frase da graciosa Grazi, acima citada, acrescento que hoje, nestes tempos de quarentena e intocáveis entocados, muitos famosos, milionários e poderosos passaram a tratar melhor seus colaboradores e já fazem alguma coisa dentro de casa, pelo menos um ovo cozido ou um café solúvel, e, vez que outra, lavam um copo.

Embora num contexto diferente, talvez não seja fora de propósito relembrar o grande orador romano Cícero: “O tempora, o mores! [Oh, tempos, oh, costumes!]”. Oxalá, passada a crise, talvez os tempos melhorem, com pessoas que venham a se tornar melhores.