Desembargador Álvaro Brandão toma posse na ALRESC dia 13
Por José Fortes Em: 17/03/2010, às 01H16

Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), vai promover sessão solene de posse do novel acadêmico desembargador Alvaro Brandão Filho, no dia 13 de abril próximo, às 19 horas, no auditório do Complexo HCT, situado à Avenida Fernando de Noronha, no bairro Primavera, próximo à sede do Idepi, ex-Comdepi, em Teresina, informou hoje, 17, o jornalista e historiógrafo José Fortes Filho, presidente da ALRESC.
O discurso de recepção ao novel acadêmico desembargador Álvaro Brandão Filho, será proferido pelo vice-presidente da ALRESC, desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, filho da patrona da Cadeira 44, a professora Áurea Brandão de Carvalho, que também foi serventuária da Justiça.
"Áurea Brandão de Carvalho foi um marco de resistência de mulher de decisões firmes e sua biografia é um exemplo de que, com o trabalho e persistência, se consegue superer limites e as dificuldades, especialmente, os desaf ios que uma mãe que, jovem foi alcançada pela viuvez e teve que educar sozinha e com poucos recursos, o único filho, o piracuruquense desembargador Luís Gonzaga Brandão de Carvalho, que herdou, também, de sua genitora, as qualidades de amigo leal, solidário e de correção nos atos", ressaltou o presidente da ALRESC.
Ele acrescentou que o acadêmico eleito reúne as qualidades inerentes à imortalidade acadêmica, pela sua notável cultura, tendo o desembargador Álvaro Brandão Filho ocupado o mais elevado posto da magistratura piauiense, quando foi eleito para presidir o Poder Judiciário, tendo ido eleito antes para ocupar a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI) e a vice-presidente do Tribunal de Justiça
O desembargador Álvaro Brandão Filho começou sua carreira de sucesso como gerente de banco. Ingressou, por concurso no Ministério Público, onde permaneceu por pouco tempo quando, por concurso, assumiu como Juiz do Tribunal de Justiça do Piauí, quando exerceu a magistratura nas cidades de Regeneração, São Pedro, Piripiri, tendo, posteriormente sendo designado Juiz de Direito das cidades de Santa Filomena e São João do Piauí. Cinco anos antes de ser alcançado pela compulsória, requereu, por direito, a sua aposentadoria por tempo de serviço.
Pedro II
Álvaro Brandão Filho nasceu em Pedro II (PI), em 19 de maio de 1924. Bacharel pela Faculdade de Direito do Piauí. Exerceu a Promotoria Pública de Gilbués e São João do Piauí. Serviu na extinta Procuradoria do Domínio do Estado, na Procuradoria Regional Eleitoral, na Procuradoria Geral de Justiça e nas Promotorias de Piripiri e Campo Maior. Ingressou na magistratura em 1955, nomeado Juiz de Direito de Regeneração, promovido por merecimento para São Pedro, Piripiri, Floriano e Teresina. Exerceu as funções de juiz eleitoral. Assumiu o cargo de desembargador em 1979 onde foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado Piauí. Aposentou-se em 19 de maio de 1994. Patrono do Fórum da Comarca de Aroazes. (Fonte: Tribunal de Justiça. Foto: Dinavan)