0

O desembargador Álvaro Brandão Filho foi eleito com 90% dos votos válidos para ocupar a Cadeira 45 da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), de acordo com apuração dos votos realizada ontem, 22, em Teresina. De acordo com a diretoria da ALRESC, a posse do novel acadêmico Álvaro Brandão Filho na Cadeira 45 será realizada no Memorial Tertuliano Milton Brandão, na cidade de Pedro II.

A posse, proposição do desembargador e acadêmico Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, será definida pelo cerimonial da academia e pelo acadêmico eleito, conforme determinação o Regimento Interno da instituição cultural, informou o desembargador Tomaz Gomes Campelo, secretário geral da ALRESC.

O desembargador e novel acadêmico Álvaro Brandão Filho é natural do município de Pedro II. Ele nasceu na fazenda Concórdia, de propriedade de seu pai, o coronel Álvaro Brandão, de tradicional família Andrade Brandão, da região norte do Piauí.

Álvaro Brandão Filho, juiz e depois desembargador, foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI), corregedor geral de Justiça, tendo prestado relevantes serviços ao seu estado.

A patronímica da Cadeira 45 é de Áurea Brandão de Carvalho, que foi professora,  secretária do Ateneu Municipal e serventuária da Justiça, em Piracuruca. A Justiça homenageou  a integrante da ALRESC, denominando fórum de Piracuruca de Áurea Brandão de Carvalho. Era casada com piracuruquense Luiz Gonzaga Carvalho e teve dois filhos – Nivaldo, falecido prematuramente e o outro, o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho.

O desembargador Brandão de Carvalho foi Defensor Público do Estado, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER/PI), vice-presidente e depois presidente  do Tribunal de Justiça do Piauí, vice-presidente da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), idealizador e fundador-presidente da Academia de Letras da Magistratura Piauiense, tem várias obras publicadas