Visconde da Parnaíba
Visconde da Parnaíba

 

Reginaldo Miranda*

Foi o mais importante político do Piauí durante a era provincial, exercendo consolidada liderança por longo período e o governo da província, por vinte anos, com pequenos interregnos. Foi ele quem liderou e deu o brado da Independência no Piauí, assegurando a adesão e inclusão dessa parte da colônia ao concerto da nação. Estabeleceu a estrutura administrativa da província e, mais tarde, mesmo contra a orientação do governo central despendeu todas as forças na repressão à Balaiada, assim, como esteve atento e armado contra todos os focos rebeldes que estouraram em regiões vizinhas ao Piauí.

Foi um piauiense genuíno, autêntico, que lutou bravamente por sua terra até o fim de sua vida.

Nasceu Manuel de Sousa Martins, em 8 de dezembro de 1767, em casa de seus pais, na fazenda Serra Vermelha, então município de Oeiras, depois passando a Jaicós. Era filho de Manuel de Sousa Martins, o velho, português dos Açores, radicado no Piauí, onde fundou algumas fazendas, e dona Ana Rodrigues de Santana, esta última filha de Valério Coelho Rodrigues, também português e fundador de fazendas no Piauí, e de sua esposa Domiciana Vieira de Carvalho, por sua vez filha de José Vieira de Carvalho e Maria Freire da Silva, casal bandeirante que se estabeleceu no Piauí, no ano de 1719, fundando diversas fazendas e deixando uma ilustrada descendência que é tronco de várias famílias do centro-sul do Piauí e regiões circunvizinhas.

Criado na fazenda de seus genitores, em cuja companhia aprendeu as primeiras letras, mais tarde foi mandado para a vizinha fazenda Boa Esperança, a fim de prosseguir nos estudos sob a orientação do tio-afim Marcos Francisco de Araújo Costa. Esse parente ali mantinha um curso de alfabetização de jovens, precedendo ao que mais tarde e com mais regularidade iria fazer o filho homônimo, padre Marcos, da Boa Esperança. Com esse culto parente aprendeu a ler, escrever, contar, enfim, praticar as quatro operações aritméticas, estando assim preparado para a vida. Foi tudo o que estudou e de mais nada precisou para projetar-se em seu meio, pois era astuto e inteligente.

Em 1783, com a morte prematura do genitor teve de assumir os negócios da família, constituídos por diversas fazendas. Tinha apenas 16 anos, mas era o filho primogênito. Então, exercitando o que aprendera com o pai acompanhava de perto a lida na fazenda, desde a juntada do gado para a ferra e partilha, bem como o tocar das boiadas para as feiras na Bahia e Pernambuco, daí ganhando a fama de vaqueiro. Sobre esse assunto, anotou o diligente pesquisador Wilson de Andrade Brandão:

“Vaqueiro e comerciante, diligente e incansável, multiplica a herança paterna, sobretudo com vantajosas transações de gado na Bahia. Torna-se uma das potências econômicas do Norte do País. A Casa Souza Martins rivaliza em riqueza e prestígio com a Casa Dias da Silva. A disputa entre ambas marca algumas décadas da história da Província”[1].

Ao contrário do que dizem alguns biógrafos, Manuel de Sousa Martins ingressou na carreira militar muito jovem, em 1782, com 14 anos de idade, assentando praça de soldado da 1.ª Companhia do Regimento de Cavalaria Ordenança. Em pouco tempo foi promovido para o posto de cabo de esquadra. Em 27 de julho de 1788, recebeu a patente de furriel da 5.ª Companhia do mesmo Regimento de Cavalaria Ordenança, comandado pelo coronel João Paulo Diniz. Em 15 de agosto de 1798, com a reorganização das forças militares e criação do regimento de milícias, teve seu nome proposto para o posto de 2º tenente da 2.ª Companhia, de que era coronel Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar; depois foi sendo sucessivamente graduado para 1º tenente, capitão, em 1809, quando assumiu o posto de comandante da ribeira do Itaim; major e tenente-coronel; em 1812, era coronel agregado, efetivando-se no posto em 1815; por fim, através do decreto de 4 de setembro de 1820 e patente de 3 de outubro do mesmo ano, foi reformado no posto de Brigadeiro, sem vencimentos. Era, assim, um militar respeitado e de alta patente quando estoura o movimento de nossa independência política.

Paralelamente a essa carreira militar, mal completara a maioridade assumiu o cargo de Tesoureiro Geral da Junta da Fazenda, onde se demorou por largos anos. Também, foi eleito para a câmara municipal de Oeiras, ocupando o cargo de juiz ordinário em 1803.  Em 1811, foi condecorado com a comenda do Hábito da Ordem de Cristo e o grau de Cavaleiro da mesma Ordem em 16 de julho de 1814, quando professou e foi armado pelo governador Baltazar de Sousa Botelho de Vasconcelos, na igreja de N. Sra. da Vitória. Por decreto de 16 de outubro de 1830, seria nomeado comendador da mesma ordem.

Com a saída do governador Elias José Ribeiro de Carvalho, do governo da capitania do Piauí, em 24 de outubro de 1821, integrou como militar de mais alta patente, a junta de governo que o substituiu, sendo eleito vice-presidente da mesma; mas com a inaptidão do ouvidor Francisco Zuzarte Mendes Barreto é ele quem, de fato, preside a junta de governo do Piauí. Porém, por ação de seus adversários é afastado do colegiado em 7 de abril de 1822, renovando-se sua composição. Em face desse alijamento passa a fazer surda oposição contra a nova junta de governo e, mais tarde, contra o próprio regime. Esperou apenas a ocasião para atacar. Era este o seu estado de espírito ao tempo em que Dom Pedro brada o Grito do Ipiranga, no sudeste da nova nação que então iria se formar. Possuía 55 anos de idade e já era experiente, reconhecido e respeitado. No entanto, iria ter início a fase mais auspiciosa de sua vida.

Em rápida rememoração dos fatos, lembra-se que em 24 de agosto de 1820, estoura a Revolução do Porto, logo mais espalhando-se por todo o reino. Criou-se em 28 de setembro uma Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, instituindo as Cortes Constituintes de Portugal para elaboração de uma Constituição e obrigando o retorno imediato do rei Dom João VI, que estava acomodado no Brasil, então parte integrante do Reino Unido de Portugal e Algarve. De fato, desejavam retornar o Brasil à condição de colônia com novo fechamento dos portos para comercializar apenas com a burguesia portuguesa. D. João VI, sabendo que o Brasil não mais aceitaria essa condição, parte para Lisboa com a família real, cortesãos e negociantes portugueses, em torno de quatro mil pessoas de sua entourage, na madrugada de 25 de março de 1821, mas deixa o príncipe herdeiro D. Pedro, como regente. Ocorre que, os governantes de algumas capitanias não aceitavam a autoridade de D. Pedro, desconhecendo em D. João VI autoridade para delegar tais poderes, para eles cabendo apenas às Cortes Constituintes de Lisboa. É o caso da Bahia, que correspondia-se com o príncipe regente mas solicitava auxílio de forças às Cortes, para reagir em caso de necessidade. No Piauí a situação não era diferente, mantendo-se a junta fiel aos interesses do reino.

Não há dúvidas de que o sonho português era dividir o Brasil, isolando o movimento emancipacionista apenas às províncias do sul e mantendo sob seu domínio o norte, desde a Bahia para cima, inclusive todo o antigo Estado Colonial do Maranhão e Grão-Pará. Com a Bahia já resistindo, enviou para assumir o governo das armas em Oeiras o experiente major João José da Cunha Fidié, que ali chegou a 18 de agosto de 1821, para manter essa província central sob o jugo português, ligando a Bahia ao Maranhão, Pará e Amazônia. Era, portanto, estratégica a posição do Piauí.

Todavia, sabedora de que em São Paulo, o príncipe Dom Pedro proclamara a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, em 19 de outubro daquele mesmo ano, a vila de Parnaíba, no norte do Piauí, proclama sua adesão à causa. É quando Fidié parte para abafar o movimento naquela vila litorânea. Então, em 24 de janeiro do ano seguinte o Brigadeiro Manuel de Sousa Martins lidera o movimento em Oeiras e brada a adesão da capital à Independência. Sobre o assunto, interessante é o depoimento de Monsenhor Joaquim Ferreira Chaves:

“Ao anoitecer do dia 23 de janeiro os conspiradores de Oeiras, chefiados pelo Brigadeiro Manoel de Sousa Martins, reuniram-se, pela última vez, na residência dele, àquela hora transformada em autêntico arsenal com o armamento e as munições que os patriotas haviam surrupiado aos poucos dos armazéns nacionais. Dezenas de jagunços, agregados do Brigadeiro, ali se concentravam, aventureiros e truculentos, aguardando a hora da tomada da cidade. Presumia-se que poderia haver luta, pois o Capitão de 1.ª Linha Agostinho Pires e o Alferes Dâmaso Pinto da Veiga tinham a tropa sob seu comando e eram acérrimos inimigos da causa da independência. Concertados os planos, saíram os seus executores, já de madrugada, para os locais onde deveriam atuar. O Ten.-Cel. Raimundo de Sousa Martins e o Major Francisco Manoel de Araújo Costa deveriam rebelar o Regimento de Cavalaria n.º 1, que estava sob o comando de dois oficiais contrários ao movimento da independência. Ao Ten.-Cel. Manoel Pinheiro de Miranda Osório e ao Capitão José de Sousa Martins fora confiada a tarefa de assaltarem o quartel de Linha e o dominarem. O Cel. Inácio Francisco de Araújo Costa deveria cercar a residência do Cap. Agostinho Pires e prendê-lo. O mesmo deveria fazer o Alferes José Martins de Sousa com relação ao alferes Dâmaso Pinto da Veiga. O Major Manoel Clementino de Sousa Martins tomaria a Casa da Pólvora e conservá-la-ia em segurança. Os Majores Bernardo Antônio Saraiva e Honorato de Morais Rego, oficiais rebelados do Regimento de Cavalaria n.º 2, deveriam conservar nas ruas o Regimento e dar apoio onde se fizesse preciso. Tudo foi pronta e silenciosamente executado entre 2 e 4 horas do dia 24. Quando o povo saiu à rua, pela manhã foi para responder aos vivas que Manoel e Joaquim de Sousa Martins ergueram à Independência e ao Imperador diante da tropa formada na praça da Matriz”[2].

Então, reunindo-se extraordinariamente o Senado da Câmara ouviu do Brigadeiro Sousa Martins a leitura de um ofício do general Labatut, sobre a tomada do poder na Bahia e ordenando fosse também reconhecida a Independência no Piauí e aclamado Dom Pedro. Não havendo opositores, todos aclamando com vivo entusiasmo a Independência e o Imperador, foi lavrada ata que foi assinada pelos vereadores, militares e demais autoridades e povo presente. Em seguida, com a consequente deposição da junta de governo, foi eleita uma Junta Provisória de Governo que, imediatamente fez o costumeiro juramento e tomou posse, assim constituída: Presidente, Manoel de Sousa Martins; Secretário, Manoel Pinheiro de Miranda Osório; demais membros, Miguel José Ferreira, Inácio Francisco de Araújo Costa e Honorato de Morais Rego. No dia seguinte, essa junta despachou mensagem às câmaras das vilas piauienses, comunicando os fatos e ordenando imediatamente fizessem o mesmo, o que foi feito. Também, enviou ordens a dois comandantes militares estacionados em Campo Maior, para cessarem suas ações; ao major Fidié, para abandonar a Piauí e ao governo do Maranhão para guardar neutralidade com relação ao Piauí. Por via de dúvidas, suspendeu a exportação de carnes e tomou medidas de segurança com relação à fronteira maranhense.

Manuel de Sousa Martins foi o grande líder desse movimento, por isso assumindo a testa do governo da província, como presidente da Junta Provisória. Não esmoreceu com a derrota dos patriotas em 13 de março, na histórica Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, só descansando com a derrota total dos portugueses e prisão de Fidié, depois do cerco de Caxias, em agosto de 1823. Com esse gesto heroico os patriotas piauienses asseguraram a integridade do território brasileiro, evitando, assim, o esfacelamento, como ocorreu na colônia espanhola, onde diversas províncias se transformaram em nações independentes.

Passada essa fase épica, que coloca os patriotas piauienses entre os grandes heróis da pátria, era hora de governar. E Sousa Martins tomou as rédeas do governo piauiense sem mais largar. Foram vinte anos de governo, com pequenos interregnos, o que causou-lhe alguns desgastes, inclusive divergências entre ele e outros vitoriosos da grande luta.

Consolidada a adesão do Piauí à independência do Brasil, Manuel de Sousa Martins permaneceu na presidência da referida Junta Provisória de Governo, desde 24 de janeiro de 1823 “até 19 de setembro de 1824, quando é escolhido e empossado presidente provisório, em câmara geral, para o governo unitário, estabelecido por decreto imperial”[3]. Logo mais, em 1.º de dezembro do mesmo ano vai confirmado no cargo por nomeação do Imperador, tomando posse em 1.º de maio seguinte. Nesse exercício ininterrupto permanece até 9 de dezembro de 1828, quando, por injunções da época, entrega as funções para seu primo o vice-presidente Ignácio Francisco de Araújo Costa. Novamente, recebe as funções das mãos do primo em 13 de fevereiro de 1829, porém, dois dias depois, em 15 de fevereiro é obrigado a dar posse ao novo presidente nomeado por carta imperial, Dr. João José Guimarães e Silva.

Todavia, em 17 de fevereiro de 1831, com o afastamento daquele presidente, por motivo de grave enfermidade, vindo, de fato a falecer em 29 do mesmo mês, Sousa Martins retoma o poder, na qualidade de vice-presidente da província, sendo confirmado no cargo por carta imperial de 1º de julho de 1832.  E para a ira de seus adversários permanece à frente do governo do Piauí até 30 de dezembro de 1843, quando é definitivamente afastado, aos 76 anos de idade.

O fato marcante desse último período de governo foram as ações empreendidas no combate à Balaiada, movimento rebelde que sacudiu os sertões do Piauí e Maranhão(1838-1839), de que resultou estabelecer a paz na província. Combateu ainda os partidários de Pinto Madeira, revoltosos da região do Cariri, no Ceará, que ameaçaram a paz na província do Piauí.

Também, protestou contra a invasão do território piauiense pelo Ceará, pugnando pela devolução dos terrenos que vão pela costa, desde a Barra do Igaraçu à Barra do Timonha, na tromba da Serra de Ibiapaba, que forma a linha de divisão destas duas províncias; lutou pela anexação do delta do Parnaíba ao Piauí; promoveu os recenseamentos de 1826 e 1831 e imprimiu o jornal O Telégrafo, que começou a circular em novembro de 1839.

Durante esse período de gestão recebeu outras condecorações, entre essas: oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro, por decreto de 12 de outubro de 1823, sendo elevado a dignatário da mesma ordem por decreto de 9 de agosto do ano seguinte; por carta de 6 de agosto de 1824, recebeu o foro de fidalgo cavaleiro da casa real; por carta de 3 de junho de 1825, recebeu o título de Barão da Parnaíba e pela de 26 de julho de 1841, foi elevado ao título de Visconde da Parnaíba, com honras e grandezas, este último título dado em retribuição por sua vitoriosa ação no combate aos rebeldes da Balaiada.

Porém, ao deixar o governo, já na velhice ainda liderou importante facção política, sofrendo toda sorte de ataque. Na Assembleia Geral, no Rio, alguns deputados abriram fogo contra ele em continuados discursos, fazendo-lhe várias acusações, quase todas infundadas. E nenhuma voz levantou-se para defendê-lo. É que já estavam cansados de seu mandonismo. O poder desgasta. Sobre essa última fase de sua vida, entre o fim do governo e o óbito, interessante é o depoimento de Miguel de Sousa Borges Leal Castelo Branco:

“Em 1844, não existiam ainda na província partidos políticos bem discriminados. Os piauienses dividiam-se, porém, em duas parcialidades assaz poderosas, uma das quais trabalhava tenazmente a favor da influência, então decaída, do Visconde da Parnaíba, que por mais de vinte anos predominou na província; a outra se empenhava com todos os seus esforços para que a influência do Visconde, que consideravam perniciosa, jamais se reabilitasse no Piauí.

‘Nesse mesmo tempo, teve de proceder-se às eleições para deputados à Assembleia Geral; cresceu a luta, renovaram-se os antigos ódios, e na cidade de Oeiras, deram-se então graves atentados e crimes.

‘Os adversários do Visconde – disse o presidente do Piauí, em 1845 – supondo-o mandante ou cúmplice dos atentados cometidos e de outros que se premeditavam, reuniram-se em grande número junto da cidade, nos dias 21 a 23 de maio, e talvez dispostos a entrarem por ela se não fossem atendidos, se dirigiram ao Exmo. Sr. Conde do Rio Pardo, exigindo a saída do Visconde da Parnaíba para fora da cidade; e anuindo-se prudentemente a esses e outros pedidos dos insurgentes, dissipou-se logo o ajuntamento, dando-se por finda a tormenta que ameaçava a ordem e tranquilidade pública.

‘Foi esse o feliz desenlace daquela revolução armada, constante de quatro mil pessoas, pouco mais ou menos, que então cercaram a heroica cidade de Oeiras, onde tiveram encerrados por alguns dias, como prisioneiros de guerra, o Visconde da Parnaíba, bem assim o próprio presidente da província, o Exmo. Sr. Conde do Rio Pardo”[4].

Além dessa forte oposição política, no final de seus dias o Visconde da Parnaíba ainda teve de enfrentar a ingratidão de alguns de seus descendentes das primeiras núpcias, respondendo na justiça ação que visava interditá-lo por senilidade. Na ação diziam, inclusive, que ele por velhice causava prejuízos na administração dos bens do Conde d’Áquila[5], de quem era procurador[6]. É que desejavam lançar mãos de seu rico patrimônio, enciumados pelo novo casamento na velhice e pelos muitos filhos bastardos que possuía. Sobre o assunto, em folheto que mandou publicar no ano de 1855, assim desabafou o velho político:

“Desde os primeiros anos de minha mocidade dediquei-me ao público serviço. O pressentimento de fidelidade e obediência – ao governo do meu país, fez-me conhecer, que deveria primeiro ser desvelado na manutenção da ordem, do que no curar exclusivamente dos meus interesses particulares. Assim obrando, muitas vezes fiz o sacrifício de minha pouca fortuna, de sorte que em breve adquiri a confiança dos governadores mandados para esta província.

‘Tamanha dedicação tornou-me credor das honras das mais importantes comissões: por cuja pontual e decidida execução habilitei-me para informar e propor nos diferentes pontos da província as pessoas mais aptas para a gerência dos negócios da administração. Achando-me pois colocado nesta posição entendi que deveria dar com preferência aos meus parentes maior importância; e feliz neste empenho, embora injusto (é forçoso confessá-lo) consegui em quase todos os termos da província que fossem eles os investidos dos cargos da maior dignidade. Então todos eles me cercavam e aplaudiam. Se no decurso de minha vida tenho errado foi sem dúvida por este proceder, porquanto cheguei muitas vezes dominado pelo desejo da elevação deles a desprezar o merecimento de alguns indivíduos, obrando assim de sorte a serem meus parentes sempre encartados nas primeiras posições. Tiveram eles os meios de se elevarem e prosperarem, e quando chegou a época em que mereci do governo de S. M. o Imperador ser nomeado presidente desta província, então mais depressa conseguiram seu engrandecimento; e pode-se dizer que a família Martins ocupara na maior parte da província todas as posições vantajosas.

‘Reconheço hoje que foi isso um mal, pois sem a menor dúvida, disso procederam em grande parte as minas desafeições no Piauí, e meus maiores inimigos tiraram desse procedimento odiosos argumentos contra a minha administração”.

Em tom de desabafo continua em seu folheto o octogenário chefe de família:

“Minha lealdade ao governo, meus serviços sempre prestados com dedicação e acerto, tiveram na balança da justiça mais peso do que os brados contra mim erguidos por meus inimigos”.

“Justificando-me por meus atos ante o nosso Augusto Monarca como fiel servidor do estado, fui merecendo distinções e títulos – até ser nomeado Barão da Parnahyba e depois Visconde com grandeza do mesmo título”.

“As circunstâncias que acabo de referir demonstram evidentemente o aceso que teve minha família na escala da representação, e qual a sua prosperidade com a minha vida pública. Para se fazer uma ideia mais razoável dessas vantagens basta considerar-se que de soldados estavam oficiais, de pequenos criadores nestes sertões a ricos fazendeiros, e hoje assim elevados revoltam-se contra seu benfeitor, zombam e escarnecem de mim.

‘Oh! Quão falíveis são os juízos do homem!... Eu que supus erigir, à força de benefícios no seio da minha parentela um santuário, para repouso de minha velhice enganei-me! Os meus parentes me infamam e caluniam; eis a paga de tamanhos benefícios, e será sem dúvida o epitáfio que hão de lavrar sobre a campa do meu sepulcro!

‘Dormirei tranquilo no jazigo, mas a negra ingratidão permanecerá nessas frontes amaldiçoadas!”[7]

Foi este o desabafo do velho político e chefe de família em seus últimos dias de vida, desgostoso com as demandas que enfrentava em face da administração de seus bens particulares. De fato, era colossal a fortuna de Manuel de Sousa Martins, porque tendo herdado muitos haveres de seus pais e sogros, multiplicou-os por força de seu trabalho. Quando do falecimento de sua primeira esposa os bens do inventário foram avaliados em 262:650$361 réis, sendo o gado vacum de toda sorte avaliado a 5$000, cavalos a 16$000 e potros a 10$000, entre outros[8]. Reconhecido por sua probidade e tino, desde moço fez-se procurador e administrador de grandes latifundiários absenteístas do Piauí, por cuja gestão era remunerado, depois adquirindo as respectivas fazendas quando esses ou seus herdeiros delas quiseram se desfazer. Segundo Clodoaldo Freitas, a compra feita às fazendas do capitão-mor Cristóvão da Rocha Pita[9], residente em seu Engenho do Caboto, na Bahia, das quais fora por muitos anos administrador, deu-lhe imenso avanço em sua riqueza, sendo o gado de toda a sorte comprado a 4$000 a cabeça. Outro salto foi a compra feita à viúva e herdeiro único das fazendas do nababo Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar, inclusive a Serra Negra, então residentes em Lisboa.

Manuel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba, foi casado duas vezes, sendo a primeira com a prima Maria Josefa dos Santos[10], com quem gerou três filhos[11]; e a segunda, a partir de 1844, na idade de 77 anos, com dona Maria Benedicta Dantas, viúva de João Barbosa de Carvalho[12], com quem não deixou sucessores. No entanto, deixou diversos filhos naturais havidos com dona Mariana Joaquina Barbosa, que os registrou e educou com esmero.

Faleceu o grande piauiense, na cidade de Oeiras, a 20 de fevereiro de 1856, com 89 anos de idade, sendo o corpo sepultado na capela mor da igreja matriz de N. Sra. da Vitória.

Contra ele deixou impressões pouco lisonjeiras o naturalista inglês George Gardner, que o visitou em Oeiras, no ano de 1839; seguramente a aversão foi recíproca, pois é pouco provável que o Brigadeiro Manuel de Sousa Martins, de existência prática, tenha achado vantagem num homem que vinha de tão longe coletar amostras de pequenas plantas e de borboletas, por exemplo. Também, o escritor José Martins Pereira de Alencastre, que acompanhou o presidente José Antônio Saraiva ao Piauí, ambos baianos, em obra de 1857, deu um duro depoimento sobre o seu governo; mas ali não é obra de um historiador, e sim de um sectário político. Melhor depoimento é o de um piauiense genuíno, o incansável Miguel de Sousa Borges Leal Castelo Branco:

“Nenhum estudo regular teve o Visconde da Parnaíba, e posto que o seu longo governo fosse deficiente para o progresso do Piauí, não se lhe pode negar a inteligência e tino admirável com que ele soube conquistar a elevada posição de que gozou na sociedade, criando ao mesmo tempo a grande e importante família que deixou na província”.

Por fim, vamos ouvir outro piauiense genuíno, o monsenhor Joaquim Chaves, historiador dos mais acreditados de nossa gleba:

Claro que ele não era um santo, mas também não era o demônio que seus adversários políticos pintaram. Queriam alijá-lo a qualquer preço, pois seu governo já durava 20 anos; esta é que era a razão última de toda aquela guerra contra o velho fazendeiro”.

Foi, de fato, um grande piauiense com larga folha de serviço prestado. Obviamente, cometeu equívocos como todo governante que se demora no poder por largos anos, daí a necessidade da rotatividade no comando de qualquer povo. Mas não se lhe pode ser injusto e negar o grande bem que fez à sua nação ao ajudar a consolidar a independência e assegurar a integridade territorial. Merece, pois, figurar na galeria dos grandes brasileiros.

_______________

*REGINALDO MIRANDA, advogado e escritor, membro da Academia Piauiense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI.

 

 


[1] BRANDÃO, Wilson de Andrade. História do Poder Legislativo na Província do Piauí. 2ª Ed. Coleção Centenário 36. Teresina: APL, 2015.

[2] CHAVES, Monsenhor Joaquim Ferreira. Marcos de Araújo Costa. In: Obras completas. 2.ª Ed. Teresina: FCMC, 2013.

 

[3] BRANDÃO, Wilson de Andrade. História do Poder Legislativo na Província do Piauí. 2ª Ed. Coleção Centenário 36. Teresina: APL, 2015.

[4] CASTELO BRANCO, Miguel de Sousa Borges Leal. Apontamentos biográficos de alguns piauienses ilustres e de outras pessoas notáveis que ocuparam cargos importantes na província do Piauí. 3. Ed. Coleção Centenário 3. Teresina: APL-Senado, 2014.

[5] Em 1844, as fazendas do departamento do Canindé, fizeram parte do dote da princesa imperial D. Januária, e desde então foram administradas por procuradores particulares nomeados por sua alteza o Conde d’Áquila, que casara-se com a referida princesa, continuando os outros departamentos sob a administração tesouraria da fazenda (Nortista, 3.8.1901). Em correspondência datada de 6 de setembro de 1849, Samuel Phellips e Cia., em nome do príncipe Conde d’Áquila, agradece ao tenente-coronel Thomé Joaquim Gomes Teixeira a prestação de contas feita em 10 de novembro do ano anterior, da administração das fazendas do Canindé referentes ao tempo em que este fora procurador daquele, antecedendo, assim, ao Visconde da Parnaíba (O echo liberal, 25.11.1849). Mais tarde, ao anunciar a morte do coronel Antônio Leôncio Pereira Ferraz, comandante superior da guarda nacional de Valença, em 14 de fevereiro de 1872, foi assinalado ser ele procurador do Conde d’Áquila, para administrar as fazendas que nesta província lhes foram dadas para usufruir (O Piauhy, 31.3.1872)

 

[6] Theotônio de Sousa Mendes, seu sobrinho, chegou a escrever a Samuel Phellips, representante daquele no Rio, comunicando o estado de demência do Visconde da Parnaíba, e pedindo para substituí-lo na gestão dos referidos bens. Por outro lado, o neto Marcos de Sousa Martins chegou a publicar manifesto dizendo que tendo tomado conhecimento não concordava com a ação de interdição de seu avô ajuizada em seu nome por seu tutor, Manoel Ignácio de Araújo Costa, que era primo do Visconde. Por fim, em seu suplemento o visconde diz perdoar a filha Maria Josefa Clementino de Sousa Martins, porque dada aos afazeres domésticos talvez não soubesse o que escreviam em seu nome, atribuindo tudo ao neto Clementino de Sousa Martins, filho desta. 

[7] A Imprensa, 19.9.1869.

[8] FREITAS, Clodoaldo. A Balaiada. Coleção centenário 142. Teresina: APL, 2019.

[9] Era senhor de oito fazendas na ribeira do Itaim, capitania de S. José do Piauí, herdadas de seus ancestrais, que as povoaram, a saber: Maria Preta, Jenipapo, Tábua, Serra, Torta, Canabrava, Canavieira e Tranqueira.

[10] Batizada em 20 de fevereiro de 1778; filha de Carlos José de Carvalho e Ana Joaquina Freire de Andrade, casados em 4 de maio de 1784, ela filha de Diogo Antônio Freire de Andrade e Francisca Moreira da Silva; neta paterna de José Vieira de Carvalho e Maria Pereira da Silva, esta filha de Antônio Pereira da Silva e Maria da Purificação, portugueses estabelecidos na fazenda Malhada, no vale do rio Piauí; bisneta de Hilário Vieira de Carvalho, o velho, e Maria do Rego Monteiro, ambos descendentes de pioneiros colonizadores do Piauí.

[11] Raimundo de Sousa Martins, José de Sousa Martins e Maria Josefa Clementino de Sousa Martins.

[12] João Barbosa de Carvalho, também primo do Visconde da Parnaíba. Desse primeiro consórcio D. Maria Benedicta Dantas, teve nove filhos dos quais apenas dois sobreviveram à mãe, esta falecida em 14 de dezembro de 1870, na cidade de Oeiras, com 76 anos de idade (A Imprensa, 12.1.1871).