Contra linchamentos morais, vamos examinar os fatos com serenidade e isenção.
Contra linchamentos morais, vamos examinar os fatos com serenidade e isenção.

BOLSONARO E A RENDA BRASIL

Miguel Carqueija

 

Hoje, o Presidente Jair Bolsonaro mostrou-se revoltado com parte da imprensa, com manchetes maldosas de jornais que falavam num plano do Governo de congelar aposentadorias e pensões, que geralmente são irrisórias.

Em consequência ele enterrou a planejada Renda Brasil e declarou que vai continuar com a Bolsa Família até o fim de seu mandato em 2022.

Bolsonaro é um homem bom, mas parece que sua equipe econômica não demonstra a mesma sensibilidade para com o povo. É a impressão que passa o Ministro Paulo Guedes, apesar de inteligente e, penso eu, honesto. Mas pouco sensível.

Dá para notar como o presidente vem se batendo pelo povo. Por meio de seu competente Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, vem finalizando e entregando obras importantes, algumas paradas há anos ou décadas, estradas de rodafem ou de ferro, obras em portos e aeroportos, até o aqueduto do Rio São Francisco, dá para notar que sua popularidade subiu no Nordeste, tradicional reduto das esquerdas.

Não votei em Bolsonaro mas não aceito a injustiça. Ele tem defeitos sim, de temperamento, pavio curto, desbocamento, comete erros. Mas não é o monstro que a mídia esquerdista aponta, aliás a militância esquerdista tem telhado de vidro para se apresentar com asinhas e auréolas. A atitude mais correta da parte de quem não for partidário de um governo é apontar erros e propor outras opções, disso vive o jogo democrático, que existam vários grupos políticos com propostas diferentes, mas naquilo que as linhas de oposição (pois oposição não é uma coisa só) reconhecerem como coisa certa, elas têm a obrigação de apoiar a situação, mesmo sendo oposição, pois o que importa é o interesse do povo e não a disputa pelo poder. Esta se faz nas urnas.

 

Rio de Janeiro,15 de setembro de 2020.