0

 

 
Tem sido bem aceito pelo público o livro SEVERIANA, da autoria da escritora, acadêmica e poetisa Alzair Campos Fernandes. De acordo com o saudoso jornalista, advogado e escritor José Lopes dos Santos, que pertenceu à Academia Piauiense de Letras (APL) e ao Instituto Histórico e Geográfico Piauiense, "o livro revela as qualidades de inteligência de que SEVERIANA (Alzair) é dotada".
Na sua obra, autobiográfica, a acadêmica Alzair se destaca pela leveza de sua estilística inconfundível, que prende a atenção do leitor pelas atraentes páginas que mostram a saga de uma guerreira.
Alzair é sócia efetiva e perpétua da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), na cadeira sob a patronímica do escritor, acadêmico e pesquisador padre Cláudio Melo, que pertenceu à Academia Piauiense de Letras (APL). A poetisa e memorialista Alzair Campos Fernandes antes de ser efetivada na imortalidade acadêmica                                                      da ALRESC, ocupou uma cadeira no quadro de Sócios Correspondentes da mesma instituição literária.
Alzair nasceu a 5 de fevereiro na localidade Cupins, município de Miguel Alves, no nortedo Piaui, hoje região do Baixo Parnaíba, A primeira mudança foi para a cidade de José de Freitas. Na antiga Livramento, Alzair concluiu o que chamavam de curso primário, no Grupo escolar Padre Sampaio.
Aos 14 anos foi contratada para trabalhar nos serviços estatísticos da Prefeitura Municipal. Aos 18 anos foi nomeada para o serviço público no cargo de Agente Auxiliar do então Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).
Logo veio o namoro e o casamento com José Fernandes, fiel companheiro de todas as horas, até hoje. Do conúbio nasceram 13 filhos. Alzair voltou a estudar após a aposentadoria, conseguindo se graduar em Pedagogia, no Instituto de Educação Antonin o Freire, em Teresina (PI).
 Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), em solenidade realizada no Auditório Acadêmico Wilson de Andrade Brandão, da Academia Piauiense de Letras (APL), em Teresina, entregue pelo presidente da ALRESC, jornalista e escritor José Fortes Filho e prestigiada pelos imortais da Casa de Lucídio Freitas, entre os quais os escritores Herculano Moraes, Hardi Filho, des. Paulo Freitas, Celso Barros Coelho, William Palha Dias, Altevir Alencar, Francisco Miguel de Moura e Benjamim do Rego Monteiro. Presentes ainda à sessão solene n a APL, os acadêmicos da ALRESC, Luiz Carlos Oliveira, Gerson Mourão, des. Tomaz Campelo, juiz Orlando Pinheiro, Mário Soares de Araújo, professor Magnus Pinheiro, Osvaldo Lemos de Oliveira e familiares da homenageada.