0

Em A dança dos desejos, Opus 13 as narrativas são ambientadas na Zona Sul do Rio de Janeiro, e recriam exposições de arte, festas, calçadões margeando a orla, hotéis baratos, bares e restaurantes, mansões suntuosas e apartamentos minúsculos. É mostrado o Rio de Janeiro dos contrastes onde a penúria e a abundância convivem em complexa simetria.


Personagens de romances anteriores de Esdras reaparecem nesta obra, e se misturam com os novos. Entre os personagens estão o professor universitário Leonardo, com dilemas afetivos e a confusa busca entre trabalho, satisfação e dinheiro; a advogada narcisista Ivonete, apaixonada pelo traficante Ernesto; a pseudoliberta bancária Amanda e o sonho de ter um filho; o ardiloso deputado Croft; a fútil emergente Marly, às voltas com o livro em que irá contar a história de sua vida; a fria socialite Carmencita de los Arroyos; o romancista Roberto de Aquino envolvido na angústia do sucesso; a balzaquiana Sônia, frustrada e virgem; Soraya, a ricaça libidinosa e o casal de amantes Vivaldo e Do Carmo, vivendo o passar dos anos numa harmonia enganosa. Todos pertencem às classes média e alta, são raramente generosos e vão vivendo suas vidas num ambiente onde quase tudo é permitido e um possível final feliz se insere no campo da utopia.


Esdras do Nascimento nasceu em 1934, em Teresina, Piauí. Viveu em Fortaleza, Natal, Crato, Porto Alegre, Santa Maria e Brasília. Passou dez anos no exterior: Amsterdã, Londres e Nova York. Atualmente, mora no Rio de Janeiro, onde dirige uma oficina de criação literária. É doutor em Letras, pela UFRJ. Publicou quatro livros de contos e novelas, dois livros de ensaios, e doze romances, entre eles Lição da noite que recebeu o prêmio de melhor romance de 1998 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).



416 Páginas
14 x 21
ISBN: 857719018-8

Trecho do romance

"O amor é a casca de banana que a realidade, sempre atrás de uma boa gargalhada, joga no chão para que homens e mulheres nela escorreguem"."Essa vida é uma tragédia. Ninguém pode fazer nada por ninguém. Cada criatura vive e trava sozinha o seu combate e estará sozinha na hora fixada para sua morte"."As mulheres sonham com um homem que seja marido, mãe, pai, filho, coleguinha de escola, irmão, tudo ao mesmo tempo, sem deixar de ser amante. É isso que as mulheres esperam dos homens. Elas [...]

ENVIE SEU LIVRO PARA DIVULGAÇÃO NO PORTAL ENTRETEXTOS:

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO PROF. DÍLSON LAGES
Baloon Center, Av. Pedro Almeida nº 60, Loja 21 (primeiro piso) - São Cristóvão - Teresina - Piauí
e-mail: [email protected]