[Gabriel Perissé]

 
 
Recebi pelo Formspring o seguinte recado: "Professor Gabriel, gostaríamos de saber a origem do termo 'vaquinha', no sentido de 'juntar dinheiro de várias pessoas', 'fazer uma vaquinha'... Obrigado."

Prezado navegante dos infomares, a resposta vem do campo. Do campo de futebol. E está no livro Cabeça-de-bagre: termos, expressões e gírias do futebol, de Ari Riboldi (Porto Alegre: Age Editora, 2008). Explicando o termo "bicho", conta-nos o autor:

"BICHO - Prêmio extra dado aos integrantes do time de futebol de acordo com o resultado alcançado. A prática começou, na década de 1940 [...], com o fim de estimular os atletas. O valor, na época pago em réis, teve a inspiração no número correspondente a animais do jogo do bicho. [...] O maior prêmio, dado em grandes vitórias e em conquistas de campeonatos, era 25 mil réis — 25 é o número da vaca, de onde surgiu a expressão: fazer uma vaquinha."

Para além do contexto futebolístico, a expressão ganhou vida própria e ampliou seu raio de ação. Qualquer rateio de dinheiro entre amigos, seja qual for o nobre objetivo, é fazer uma vaquinha.

A palavra "vaca" vem do latim vacca, "fêmea do touro". E vacca possivelmente tem a ver com o sânscrito vaksa, que descende do védico vakati, "chorar", "mugir": a vaca é o animal que chora.