[Flávio Bittencourt]

10.6.2014 -            F.

 

ESPETÁCULO TEATRAL INVESTIGA O AMOR EM VINÍCIUS

 

O espetáculo Nóso intervalo em Cordélia e o Peregrino, concebido como parte das comemorações pelo Centenário de Vinícius de Moraes , encerra temporada em Brasília, com apresentações hoje,dia 10, e amanhã, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. Sessões abertas para o público sempre às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos podem ser retirados na Livraria Cultura após às 14 horas.

 

Foi a partir de um texto teatral que Vinícius de Moraes começou a ganhar notoriedade. Corria o ano de 1956 e ele lançava Orfeu da Conceição. Mas essa não foi a única peça escrita pelo poeta e dramaturgo, que lançou outras obras para o teatro, como Cordélia e o Peregrino. Para dialogar com a contemporaneidade da obra de Vinícius, os encenadores Adriano Guimarães e Fernando Guimarães decidiram mergulhar nos escritos do autor para extrair dessa experiência uma leitura autoral do universo do poeta.

 

O espetáculo Nóso intervalo em Cordélia e o Peregrino pretende homenagear não só Vinícius, mas sobretudo a sua poética. Protagonizada por Rainer Cadete e Aline Alvez, dupla de atores que viveu uma relação amorosa por sete anos, a encenação levará para o palco um inventário amoroso de um casal. Vinícius de Moraes tinha um vasto conhecimento sobre o assunto: foi casado nove vezes, teve várias filhas e a partir de suas próprias experiências deslocou, através de sua obra, a questão amorosa do âmbito pessoal para o universal. A dramaturgia entrelaça o texto Ficções, de Emanuel Aragão, e testemunhos pessoais dos atores.

 

A ideia de Nós (cujo título engloba não só o sentido de coletivo, mas também o de entrelaçamento) é apresentar a radiografia de uma relação amorosa e trazer ao público a dúvida sobre o que é real, o que é ficção e o que é poesia. “Vinícius passeava pela poesia, assim como passeava pela vida cotidiana e este é um trabalho dedicado a ele”, diz Adriano Guimarães, que, ao lado de Fernando Guimarães conceberam o espetáculo Nada a partir de um diálogo com a obra do autor brasileiro Manoel de Barros. Nada foi apresentado em várias capitais e contemplado com o Prêmio Questão de Crítica.

 

SERVIÇO

Data: 10 e 11 junho 2014

Local: Teatro Eva Hertz (Shopping Iguatemi - Brasília - DF)

Horário: 20h

Classificação indicativa: 14 anos

ENTRADA FRANCA (mediante a retirada de senhas)