Professor Carlos Evandro discursa. Ao lado Dr. Paulo Neiva e Dr. Nelson  Nery Costa
Professor Carlos Evandro discursa. Ao lado Dr. Paulo Neiva e Dr. Nelson Nery Costa

[Da Redação]

O Academia Piauiense de Letras tem novo membro. Tomou posse ontem na cadeira 38 o crítico literário e professor Carlos Evandro Martins Eulálio, colaborador do Portal Entretextos. As obras de autoria de Evandro Eulálio incluem estudo referencial sobre a poesia de Mário Faustino, sua especialidade, e livros de Latim. 

Aos longo de mais de cinco décadas, professor Carlos Evandro, mestre em Educação e portador de notória erudição, dedicou-se à pesquisa da literatura piauiense, legando ensaios substanciais sobre diversos autores piauienses, e de questões de linguagem voltadas para a educação básica. 

No Magistério, onde ainda atua, com entusiasmo, aos 76 anos, dedicou-se ao ensino em instituições de educação superior, como a Universidade Federal do Piaui e o Instituto Camilo Filho, e em instituições de educação básica, como a escola particular Instituto Dom Barreto.

Em sua oração de posse, o nóvel acadêmico destacou a formação de sua história como leitor e se debruçou, atendendo religiosamente o ritual acadêmico, em analisar, com riquezas de detalhes, a contribuição do patrono da cadeira 38, o poeta João Ferry, e do primeiro ocupante, o crítico literário, professor e humanista M. Paulo Nunes. A recepção do novo imortal da APL teve como orador o acadêmico e ficcionista José Ribamar Garcia. 

Veja com foi a solenidade.