Rua Taumaturgo de Azevedo em registro de primeira metade do século XX. Autoria desconhecida.
Rua Taumaturgo de Azevedo em registro de primeira metade do século XX. Autoria desconhecida.

Barras do Marataoã no Piauí, uma das mais antigas cidades do Estado, completou 180 anos em 24 de setembro. A ocupação da região principiou na primeira metade do século 18 e, em 1841, o lugar ganhou status de vila, passando, conforme legislação da época do Império Brasileiro, a ter autonomia. O título de cidade veio em 1889, com a ascensão de um filho seu, general Taumaturgo de Azevedo, ao governo do Piauí.

O município de extensa faixa de terra então se situaria entre os de grande expressão local sobretudo na República Velha e no Estado Novo, dando ao Brasil 8 governadores, sendo 6 deles ao Piauí. Terra-berço de dezenas de escritores, entre os quais, o editor de Entretextos, o literato e professor Dílson Lages Monteiro, nascido em 1973, no Hospital Leônidas Mello naquela cidade. 

Terra da liberdade na causa emancipadora de Estevão Lopes Castello Branco. Fazendeiro pioneiro na luta pela emancipação dos escravos, ao criar a Liga Libertadora Barrense, conforme registro de notáveis pesquisadores do assunto.

Terra de natureza ímpar e inspiradora, com o rio Marataoã serpenteando  o perímetro urbano. O rio Longá a circundando. 6 barras de rios e riachos. Chão de gente trabalhadora e criativa. Dos projetos de psicultura. De poderosos coronéis no passado. Do Extrativismo vegetal. De Nossa Senhora da Conceição.

Para festejar os 180 anos do Município, o Canal de Arquivos de Memória Tributo à Cidade Natal, idealizado pelo Portal Entretextos, preparou com o apoio de numeroso grupo de colaboradores, igualmente amantes de Barras, uma vasta programação. Foram mais de 10 horas de palestras, que ganharam as redes sociais e ajudaram a reforçar a admiração pela bela história cultural do Município. 

Colaboraram os escritores Elmar Carvalho, Nelson Nery Costa, Diego Mendes Sousa, Gilberto de Abreu Sodré Carvalho, Fonseca Neto, Celso Chaves, Ramon Vieira de Carvalho, Monte Filho, Francy Monte, Danilo Reis Batista, Zemaria Pinto, Francisco Carlos de Araújo, além do Coletivo de Leituras Barras do Marataoã, nas pessoas da pesquisadora Adelina Barbosa e do poeta Marcos Carvalho.

Todos os vídeos do Canal Tributo à Cidade Natal são parte do MUSEU VIRTUAL DE BARRAS DO MARATAOÃ, cujo projeto, iniciativa  do escritor Dílson Lages,  irá à web em breve.

Acompanhe cada uma das palestras de Tributo à Cidade Natal 2021.

Se você gostou do que assistiu, compartilhe com amigos e ajude a que outros conheçam um pouco da história cultural de Barras do Marataoã

Novas palestras serão disponibilizadas em outubro.