[WASHINGTON RAMOS]                                                         
     Em "Homens que iluminam", livro de Cristino Castelo Branco, são delineadas, biográfica e resumidamente, onze personalidades do mundo do direito e da literatua brasileira. São eles Rui Barbosa, Pedro Lessa, Salvador Mendonça, Lúcio de Mendonça, Tobias Barreto, Sílvio Romero, Olavo Bilac, Clóvis Beviláqua e os piauienses Clodoaldo Freitas, Lucídio Freitas, Da Costa e Silva.
     Trata-se de um livro de grande importância e que deve ser adotado em escolas de Ensino Médio do Piauí e nos cursos de Letras de nossas universidades públicas, a UESPI e a UFPI. O que o autor diz nesse livro sobre os três escritores piuaienses acima mencionados instrui e emociona. Pode ser usado como fonte de pesquisa por quem quiser conhecer melhor o que eles escreveram. Especificamente sobre Da Costa e Silva, é emocionante e instrutivo saber que este foi um poeta mediúnico, um tipo muito interessante que, se não fossem os poetas populares, já teria desaparecido completamente.
     Não vou contar aqui a tragédia que ocorreu com Lucídio Freitas e seu pai, Clodoaldo Freitas, narrada por Cristino Castelo Branco. Deixo que o leitor procure a 2ª edição desse livro, publicada pela APL, e veja em suas páginas o que aconteceu. Mas veja também o destaque que é dado ao talento desses dois escritores, tão importantes na história da literatura e da política piauienses. Não são conhecidos nacionalmente e nem mesmo por muitos que nasceram e vivem neste estado. Mas isso não significa que não sejam criativos e talentosos. A obra de cada um deles se encontra aí, carente de leitura e análise. Destaco, porém, o trabalho da professora Teresinha Queiroz que tem tirado do esquecimento grande parte dos livros de Clodoaldo Freitas, analisando-os e republicando-os.
     Falando desses três autores do Piauí, Cristino acaba por falar de Teresina também, elogiando-a. Ora, falar bem desta cidade há 74 anos, na capital do país na época, e onde ainda hoje o preconceito contra o Piauí existe, é um ato de coragem e de afirmação de nossa autoestima. É afirmar que temos valores também.
     São relevantes ainda os textos sobre Tobias Barreto e Clóvis Beviláqua, dos quais podemos tirar reflexões necessárias aos dias de hoje e lições de vida. Alguns biografados não são muito conhecidos, como Pedro Lessa e Salvador Mendonça, mas Cristino destaca, com tanta ênfase, o grande valor que tiveram em sua época, que o leitor fica com a certeza de que ser famoso é, muitas vezes, um detalhe insignificante.
     "Homens que iluminam", ratificando a importância de três grandes autores piauienses, é uma obra que merece ser adotada em nossas escolas. Se não fizermos isso, ninguém o fará por nós.