Nova Aliança publica  Menino Congo, de Márcia Evelin

Da Redação

Um menino afrodescendente “cercado de música, danças, batuque do tambor, na cidade de Oeiras, antiga capital do Piauí”. Assim se insere na narrativa Menino do Congo, de Márcia Evelin, o protagonista que é o pretexto para o leitor mergulhar no encanto de uma dança folclórica identitária da Oeiras piauiense. O lançamento acontece em 19.03, às 18h, na Casa das Associações Estudante Firmino Filho, na rua Olavo Bilac, 1228.

O narrador compartilha todo o ritual da dança, humanizada, para explorar várias linguagens. O foco principal é a própria materialidade da dança-canção, passada de geração a geração. Lê-la/ouvi-la significa compreender a identidade de um grupo humano. Assim, em sua natureza metalinguística, a narrativa explica o que é a dança do congo, o reinado de reis distantes, um dia arrancados de sua terra pela violência do colonizador.

“Ô vamos ao Rosário/Ô muleque? Ô deixa o Congo passar/Ô muleque”, convida o narrador, que para além da apresentação de ritos, características dos integrantes, estabelece ao longo de todo o texto uma interlocução com o leitor curioso. Um leitor chamado a dançar e a cantar, mas, principalmente, a acompanhar os passos desse menino curioso que tem no folclore uma expressão de si mesmo e de uma cidade.

O que é o menino brincante? O que é o congo? Esse é o chamado da Escritora Márcia Evelin, doutora em Letras pela UFPI, contadora de Histórias e autoras dos livros O Boi do Piauí (20015/20221), O Segredo da Chita Voadora (2017), A Flor do Pequeno Principezinho (2019), entre outros. Em sua escritura para a infância, a aproximação entre música e literatura ganha um espaço especial.

A ilustradora de Menino Congo é Aline Guimaraes. Estudante de artes visuais da UFPI, é artista das danças, das tintas e de terreiro. Atualmente é professora de danças afro-brasileiras na Escola Estadual de Dança Lenir Argento.

Para comprar a obra pela web.

Leia entrevista da autora sobre O Segredo da Chita Voadora (2017) e A Flor do Pequeno Principezinho (2019)