Fernando Py em foto de abril de 2002. Autoria: Alaor Filho/Estadão
Fernando Py em foto de abril de 2002. Autoria: Alaor Filho/Estadão

Faleceu na madrugada de quinta-feira, 21, em Petrópolis-RJ, o escritor Fernando Py. Informa o jornal Tribuna de Petrópolis, no qual Py exercia crítica literária há vários anos, que ele deu entrada no Hospital Santa Teresa, na noite da quarta-feira, 20, com quadro de insuficiência respiratória.  Ele nasceu no Rio de Janeiro a 13 de junho de 1935. Foi poeta, crítico literário e tradutor. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1960, nunca advogou. Das várias profissões que exerceu, além do trabalho com a escrita, estão as atividades como funcionário da CAPES, órgão do Ministério da Educação, no final dos anos 1950, as atividades na Procuradoria do Estado do Rio Grande do Sul no início dos anos 1960 e as de meteorologista previsor do tempo no Instituto Nacional de Meteorologia, do Ministério da Agricultura, de 1962 até 1994, quando se aposentou. Colaborou em diversos jornais do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, principalmente "O Globo", "Jornal do Brasil", "Jornal da Tarde", "Estado de Minas" e "Correio do Povo".

Traduziu obras de autores importantes, como Marcel Proust (incluindo a monumental "Em busca do tempo perdido"), romances de Alexandre Dumas, Marguerite Duras, Balzac, Saul Bellow entre outros. Pesquisador da obra de Carlos Drummond de Andrade, publicou "Bibliografia comentada de Carlos Drummond de Andrade" (reeditada pela Fundação Casa de Rui Barbosa, em 2002) e preparou a antologia "Autorretrato e outras crônicas" (Record, 2018). Estreou na poesia em 1962 com o livro "Aurora de vidro" (Livraria São José); a este se seguiram títulos como "A construção e a crise" (Simões Edições, 1969), "Vozes do corpo" (Fontana, 1981), "Antiuniverso" (Sette Letras / Editora Firmo, 1994) e "Sol nenhum" (UAPÊ, 1998). Parte da sua obra literária foi reunida em "Confissão geral. Poemas reunidos (1959-2009)" (Ibis Libris, 2010). Fernando Py morreu neste 21 de maio de 2020 em Petrópolis, Rio de Janeiro.

(Com informações de Letras in.verso e re.verso)

Sobre Fernando Py, escreveu o editor José Mário Pereira:

"Grande tradutor o Py!! Astrônomo de formação, fez crítica literária, publicou livros de poemas, e durante muito tempo ninguém escrevia sobre Drummond sem consultar o seu precioso arquivo.
Traduziu, entre outros, o “Jean Santeuil” e toda a “Recherche” de Proust.
No trato pessoal, era afável, atencioso, e prestativo.
Fomos amigos por muitos anos. Lamento a sua partida."

Conheça o pensamento do tradutor Fernando Py, em documentário de Luiz Rocha Melo, de 1993:

A morte de Fernando Py em registro na mídia:

Estadão

Tribuna de Petrópolis

O Globo