Rogel Samuel
Rogel Samuel

[Antonio Carlos Rocha - especial para Entretextos]

Em 1968, eu morava na Cidade Satélite do Gama, tinha 16 anos. e um dia passei na banca de revistas e comprei o nº de estréia do jornal tablóide “A Flor do Mal”, título inspirado em Rimbaud. Era um jornal tipo O Pasquim, muito famoso na época, mas “A Flor” era dedicada à Literatura. Durou pouco, umas três edições, mas foi aí que vi, pela primeira vez um artigo de Rogel Samuel, o nome diferente foi fácil gravar.

Anos depois, o conheci, pessoalmente, na Faculdade de Letras da UFRJ. Eu aluno; ele professor do Departamento de Ciência da Literatura. Rogel já havia sido professor secundário, antigo segundo grau, na Secretaria de Educação do Estado e também no Colégio de Aplicação da UFRJ.

Um dia ele me chamou para fazer parte de uma equipe de trabalho que estava produzindo a obra “Literatura Básica e Exercícios de Português para o Segundo Grau”, em três volumes, publicados pela Editora Vozes. Participei com muita honra deste empreendimento editorial que foi muito bom.

Depois, só com professores da Faculdade de Letras da UFRJ ele fez a obra conjunta “Teoria da Literária”. Este livro vendeu muito em todo o Brasil, várias edições e projetou o seu nome.

Lembro que, no ano 2001, fui visitar um antigo colega de faculdade que morava em Açu-RN e era professor da Universidade Estadual de Mossoró. Os alunos gostavam muito de citar Rogel Samuel e ficaram contentes quando eu disse uma vez que era amigo pessoal de Rogel. Fiquei 17 dias nesta querida e hospitaleira cidade de Açu, nessa época, período de festas juninas.

Nossa aproximação aumentou muitíssimo em função de nossas práticas na Filosofia Budista, onde também aprendi muito com ele. Digamos que ele era um Pensador Oriente-Ocidente.

De um lado o Budismo e do outro todo, o saber acadêmico do Ocidente.

Um grande ser humano, ético e sua memória e ensinamentos vão me acompanhar ao longo dos anos. Valeu Rogel, obrigado por tudo, a gente se vê, mais adiante no Nirvana ! (*)

Antonio Carlos Rocha é professor formado pela Faculdade de Letras da UFRJ, com Mestrado em Ciência da Literatura e Doutorado em Poética.