Hoje, às 16horas, pelo Zoom: Círculo Literário Virtual com o romancista João Pinto

O escritor piauiense natural de  Luzilândia e radicado em Manaus, João Pinto, é o 2º. participante do Círculo Literário Virtual Entretextos. Com transmissão pelo Zoom, dia 20, às 16h, ele fará exposição dos elementos temáticos e formais essenciais para entender “As Pedras Doentes da Rua do Fio”. O autor, que é professor aposentado de Língua Portuguesa, é experiente contista. Traz em sua bagagem literária o sucesso de livros como “Contos da Terra do Sol” e “Uma aula no vermelho”.

Sobre “As Pedras Doentes da Rua Fio”, obra que concentrará a atenção do círculo, assim se expressam os editores da Caravana Editorial, de Belo Horizonte:

“O narrador de As pedras doentes da rua do fio traz a história de um professor aposentado que deixa o Amazonas e volta para a cidade natal. Solteiro, ao voltar constrói uma casa e um porão. No porão, trabalha num manuscrito, enquanto busca na cidade vida saudável para se proteger do Alzheimer, mesmo mal que acomete a mãe. Mais tarde, conhece uma prostituta desbocada no bordel que poderia ser sua filha pela idade. Essa garota muda sua visão da vida, inclusive sobre a doença. João Vinvim, protagonista marcado pela morte, e Menina, o lado profano da vida, a prostituta, se unem. Incisivo, o narrador muda o cenário da trama do Nordeste natal para a Amazônia outra vez. Na pureza selvagem da região, o narrador amazônico persegue o professor Vinvim apenas numa noite para recuperar o seu baú, que aquele havia roubado numa pousada em Manaus. Quem lê o romance, enfim, será surpreendido para onde será levado o baú…”

A proposta do Circulo Literário Virtual Entretextos é estimular a leitura coletiva de textos literários de autores consagrados ou contemporâneos sob prismas e  métodos variados. A cada mês, duas obras, pensamentos de autores ou temas estarão em discussão. Em alguns encontros, busca-se favorecer a literatura como experiência, ouvindo e dialogando com passagens que aos olhos dos leitores figuraram como mais significativas. Em outros, o autor é convidado a formular perguntas  sobre sua obra, perguntas que julga vitais para o entendimento dela, e responder aos questionamentos. Alguns encontros ocorrerão também a partir de roteiro de leituras previamente definido por Entretextos.

Para participar clique no link ou cole-o no navegador:

https://us04web.zoom.us/j/77328443483?pwd=aHFoNXVDMHVKVXhPKzhGL2Y3VjZTUT09

Se não tiver o aplicativo em seu computador ou celular, baixe-o ao entrar no endereço acima.

Em seguida digite O número da sala e a senha seguintes:

ID da reunião: 773 2844 3483

Senha: 0bs7YJ