Por Paulo Ghiraldelli Jr
 
Os amigos de Moro inventaram que uma grande organização, com dinheiro que não acaba mais, e tendo The Intercept como ponta de lança, está por trás de tudo que ocorre agora sobre a Lava Jato. O que estaria aí, no biombo de Greenwald, seria um quadrilha endinheirada com dois objetivos: destruir a Lava Jato e soltar Lula. O Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador da Lava Jato, afirmou algo assim em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo. (17/06/2019)
 
É fácil desmontar essa fantasia conspiratória. Basta lembrar que, se existe uma quadrilha tão cheia do dinheiro e tão bem montada, por que ela não atuou para não deixar prender Lula? Seria bem mais fácil do que deixá-lo ir preso para, agora, contra tudo e todos, tentar soltá-lo. O Dr. Carlos não tem resposta razoável para isso, tenho certeza.
 
Os amigos de Lula seguiram a invenção da Marilena Chauí, e que agora ecoa na boca do próprio Lula, de que sua prisão não se deve a Moro somente, mas sim ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, junto com a CIA. Tudo estaria ocorrendo por conta de que a CIA gostaria de pegar a Petrobrás para os Estados Unidos!
 
É fácil desmontar essa fantasia conspiratória. Basta lembrar que Lula sempre foi um moderado, servindo de elo conversacional entre Chavez e Bush, e que ele próprio, Lula, sempre se orgulhou e ainda se orgulha de ser um conciliador. Aliás, ele fez uma política econômica liberal. Lula colocou à frente de seu governo um banqueiro que serviu os interesses americanos desde sempre, Henrique Meirelles. E Lula, nós sabemos, nunca foi visto como um Che Guevara, muito pelo contrário! E os americanos tinham dezenas de relatórios sobre a atuação do PT, como partido moderado – menos intervencionista que Obama! Quando colocamos isso para petistas inteligentes, eles ficam desconcertados e admitem o exagero da fantasia de Lula.
 
Além do mais, se os americanos querem tanto a Petrobrás, tiveram a chance de vê-la realmente privatizada nos governos de Collor e FHC. Mas não fizeram tanta pressão assim. Aliás, não fizeram nenhuma pressão, mesmo diante de José Serra se oferecendo para levar a coisa adiante.
 
O que Lula e Moro querem é inventar histórias que mobilizam paixonites. Todavia, mobilizam paixões às custas do emburrecimento dos que os defendem. Em ambos os casos, aproveitam-se dos que os seguem para faze-los pessoas que acabam por se comprometer com o não-pensamento, com o conspiracionismo. Tudo isso para não terem que se responsabilizar pelos seus erros.
 
Lula não quer admitir que errou deixando a corrupção do PMDB encostar no PT e bater na sua própria bunda. Moro não quer admitir que favoreceu Bolsonaro e que condenou Lula por meio do atravessamento da lei. A irresponsabilidade é a mãe da adoção do conspiracionismo e das fantasias de Marilena Chauí e do dr. Carlos Fernando. Pessoas honestas e inteligentes, para servir amigos, caem em posições toscas, sem aval lógico e, pior, beirando a má intenção. Marilena e Carlos foram engolidos pelos seus amores. Muita gente que defende Moro e que defende Lula estão assim, vítimas da Deficiência Cognitiva Programada (DCP).
 
O mais terrível dessas teorias conspiracionistas é que elas sempre podem se tornar verdadeiras na aparência. Afinal, aqui e ali, pode-se conseguir enunciados que, no geral, lhes dão guarida e fôlego. Aliás, elas são formalizadas com a técnica de confecção de horóscopo, e por isso podem, sempre, encontrar indícios favoráveis. Um americano de direita tendo telefonado para cá e conversado sobre Lula com autoridades — isso pode ser algo a vir à tona a qualquer momento. Fôlego para a fantasia de Lula. Um agente poderoso de algum lugar tendo telefonado para Greenwald e conversado sobre Moro — isso pode ser algo a vir à tona a qualquer momento. Fôlego para a fantasia de Moro.
 
Derrotar a Deficiência Cognitiva Programada é uma tarefa árdua. Pois as teorias da conspiração são próprias para fazer com que as pessoas tenham resposta para tudo, sem precisar pensar. Em um país como o nosso, com baixa escolarização e com engajamento político fraco, elas deitam e rolam.