Elmar Carvalho: Opúsculo em memória à poetisa Luíza Amélia

Por ocasião da entrega, em Parnaíba-PI, da restauração do túmulo da poetisa Luiza Amélia de Queiroz Brandão, em 29.01, patrocinada pelo empresário e acadêmico Valdeci Cavalcante, Presidente da FECOMÉRCIO/SESC/SENAC , publicizou-se o opúsculo "O túmulo de Luíza Amélia", com crônica do poeta e acadêmico Elmar Carvalho em homenagem à notável poetisa e coletânea com alguns poemas da autora de "Geogina e os efeitos do amor". 

Na apresentação ao opusculo, diz o acadêmico Valdeci Cavalcante:

"Dias atrás, recebi do poeta Elmar Carvalho, ao telefone, a informação sobre o estado de quase ruína em que se encontrava o túmulo da poetisa Luiza Amélia de Queiroz Brandão (1838 – 1898). Fui alertado de que se providências imediatas não fossem adotadas, o mausoléu poderia cair em breve, sobretudo em virtude do período chuvoso que já se aproxima.

Luiza Amélia é por muitos considerada a primeira poetisa nascida no Piauí e a mais notável. Chamada de a Princesa da Poesia do Piauí, escreveu belos versos, que ainda hoje nos encantam e nos emocionam. Seu nome se encontra imortalizado em nossas principais antologias poéticas e nos principais livros de história da Literatura Piauiense."

Acrescenta Cavalcante:

"E a sua última morada também fica em Parnaíba, no Cemitério da Igualdade, de tão belo e justo nome. Seu túmulo, sóbrio e belo, é uma obra de arte em si mesmo, e de valor artístico, turístico e histórico inestimável. (...)

Por tudo isso, em boa e abençoada hora, tomamos a resolução de restaurar o seu túmulo."

LEIA NA ÍNTEGRA O OPÚSCULO