[Flávio Bittencourt]

Contos de Mamãe Gansa

Resenha

 

 

 

 

 

 

Gansa e galinha disputam a maternidade de um filhote

 

 

 

 

 

 

8.8.2014 -             F.

 

 

"18/10/2012

Resenha - Contos de Mamãe Gansa

 

 

Nome: Contos de Mamãe Gansa
No Original: Contes De Ma Mère L'oye
Autor (a): Charles Perrault
Páginas: 160
Editora: LP&M
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O nome de Charles Perrault, 1628-1703, está intimamente ligado a algumas das histórias mais conhecidas do mundo inteiro, como a de Chapeuzinho Vermelho, da Gata Borralheira e do Pequeno Polegar. Originalmente de cunho popular e oral, sem autoria conhecida, esses e outros contos foram recolhidos e registrados pelo autor entre 1691 e 1697, e adaptados aos mais variados formatos para os mais diversos públicos. Frequentemente transformados em histórias infantis, os Contos de Mamãe Gansa encontram-se aqui restituídos à forma dada por Perrault, em que o humor e o fantástico dão o tom principal, sem deixar de lado um verdadeiro retrato da sociedade da época, contendo ainda uma visão de mundo muitas vezes traduzida por “morais da história” irreverentes e maliciosas. A presente edição, com nova tradução, disponibiliza este tesouro da língua e da cultura francesa a leitores de todas as idades, em toda sua riqueza e elegância originais.

 

Quando vi que a LP&M tinha lançado essa coleção de contos fiquei bastante interessada porque aqui no Brasil é a coisa mais difícil encontrar coletâneas tradicionais do tipo, seja as antigas dos próprios irmãos Grimm ou organizações posteriores. A maioria aqui sabe que sou fã de uma boa fantasia assim como de contos. E é com muito prazer que li alguns dos contos coletados por Perrault na França diretamente do povo e que fez sucesso naquela época em todos os círculos sociais.

Logo na introdução do livro temos um relato sobre Perrault, o caráter popular dos contos e a discussão que ele causou na época. O mais interessante é que todos os contos possuem duas morais. Uma popular e outra escrita pelo autor. "A Bela Adormecida no Bosque", "Chapeuzinho Vermelho", "Barba-Azul", "Gato de Botas", "As Fadas", "Pequeno Polegar", "A Bela Adormecida no Bosque" são alguns dos contos com morais mais interessantes e que ganharam uma conotação mais universal e menos infantil. As morais do autor são de certas formas antigas, mas se você pensa pelo contexto da época que o livro foi lançado fazem muito sentido quando se observa o fato de elas terem sido destinadas ao público feminino. Por ai você já imagina o tom machista de algumas. Conselhos que falam desde modéstia, a submissão, doçura, bom casamento e outros temas pertinentes às mulheres daquela época.

Para quem gosta de contos e principalmente de ler obras fantásticas mais tradicionais é um deleite. Desde o astuto e inteligente Gato de Botas ao grande e assustador Ogro, comedor de crianças que mata a própria filha. Perfeito para quem só conhece as versões imortalizadas pela Disney, afinal esses contos populares que veem de séculos atrás na sua origem eram sombrios. Como é o caso da Chapeuzinho Vermelho que termina na barriga do lobo e entra a moral de belas donzelas não confiar em qualquer "lobo". Ri com alguns, fiquei surpresa com outros e terminei as 160 páginas conhecendo um pouco mais a versão francesa popular de histórias que sempre quis ler, mas nunca tive a chance. Agora falta o tradicional de contos dos irmãos Grimm.

A edição da LP&M está ótima, com índice, uma capa condizente e uma introdução que situa melhor o leitor. Perfeito para quem nunca teve a oportunidade de conhecer histórias conhecidas em outro contexto. Que refletia diretamente uma época e um país. Só dei quatro estrelas porque gostaria que fossem mais contos, a versão completa. Recomendo a todos na verdade. Desde jovens a adultos. São belas histórias com duas morais que interessam para dar uma visão da época. Leiam e se divirtam com contos que saíram diretamente do contado popular para o papel e que agradaram até os nobres da França. Até mais!"
 
(http://www.cultivandoaleitura.com/2012/10/resenha-contos-de-mamae-gansa.html)