Escritor Dílson Lages conversou sobre a gênese de O morro da casa-grande.
Escritor Dílson Lages conversou sobre a gênese de O morro da casa-grande.

Há alguns meses, desenvolve-se na cidade de Barras do Marataoã-PI, sob o acolhimento da Biblioteca Historiador Wílson Carvalho Gonçalves (Biblioteca do Senac de Barras), um projeto motivador de incentivo à leitura, o Coletivo de Leitura Barras do Marataoã. Destaca-se o interesse exclusivo dos integrantes em ler apaixonadamente literatura e conhecer a obra de literatos de valor, começando pelos naturais da cidade de Barras, onde acontecem os encontros uma vez ao mês, geralmente aos sábados, com abertura para toda a comunidade.

Coordenado pelo estudante de arquitetura e poeta Marcos Carvalho, o projeto, ao estimular  a leitura de autores nascidos em Barras-PI, valoriza também uma cidade rica em tradições, historicamente cultuadas pelos seus filhos. Uma cidade (com sua licença para a digressão) de tradições vigorosas, sobretudo, entre a República Velha e o Estado Novo; uma cidade de notáveis recursos naturais, cercada de água por todos os lados; a mesopotâmia piauiense. 

Vida longa ao Coletivo de Leituras Barras do Marataoã!

Grande é a lista de autores barrenses selecionados, entre os quais, mais de uma dezena ocupou assento na Academia Piauiense de Letras, órgão maior da cultura piauiense, sediado em Teresina. No segundo semestre de 2019, discutiram-se livros de Constâncio Furtado (contos), Antenor Rego Filho (memórias e história), Teodoro Castello Branco (poemas).

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos, texto que diz "BIBLIOTECA WILSON GO ALVES DILSON LAGES"

Dílson Lages conversa com o Coletivo de Leituras Barras do Marataoã

A primeira obra do ciclo de 2020 foi O morro da casa-grande, de Dílson Lages Monteiro, da Academia Piauiense de Letras, autor de livros de gêneros diversos (da literatura infantil ao didático, passando pelo romance, pela crônica, pelo conto e pela poesia). Ele conversou com os integrantes do coletivo sobre a gênese da criação da obra e leu passagens que mais o encantam como leitor de si mesmo.

Em fevereiro de 2020, o romancista  Eneas Barros, que é casado com uma barrense, um dos mais bem-sucedidos literatos do Piauí nas últimas décadas, conversou sobre Parabélum, romance que tematiza os desdobramentos do assassinato do motorista Gregório, venerado como milagroso no Piauí.O romance encantou o grupo, porque reproduz a paisagem geográfica e humana de Barras em um tempo de longas distâncias. 

Enéas Barros ao centro durante encontro com integrantes do livro na Biblioteca do Senac.

O autor cuja obra vem sendo lida atualmente é Francy Monte, músico barrense, compositor, inclusive do Hino de Barras, e poeta de centenas de composições celebradas com entusiasmo por todas as gerações de piauienses. O grupo não apenas lê a produção de Francy, como também a compartilha e interage sobre ela por meio das redes sociais.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

Coordenador do Coletivo, Marcos Carvalho, e o poeta Francy Monte, nos acertos para edição da roda de leituras com a participação do escritor.

Vida longa ao Coletivo de Leituras Barras do Marataoã!

Assista à cobertura sobre participação do escritor Dílson Lages e conheça mais sobre o Coletivo.