Os Bodhisatvas do Sutra Lótus 2

 

Antonio Carlos Rocha

 

O segundo Bodhisatva (Anjo) que o primeiro capítulo do Tríplice Sutra Lótus nos apresenta é “Receptáculo Digno de Virtudes”.

 

Ele também é conhecido com o epíteto Filho do Soberano Darma. Na verdade, todos nós, praticantes, somos Filhos do Soberano Darma.

 

Nesse mesmo Tríplice Sutra Lótus há uma passagem em que o Buddha assim fala: “Eu sou o Pai de todos os seres” e em outra declara: “Belo dia, não importa em qual renascimento/reencarnação, todos os seres também serão Budas, iluminados”.

 

O nome deste Anjo número dois é que nós também podemos ser “Receptáculos de Virtudes”, podemos e devemos pedir apoio a este Bodhisatva para que ele nos ajude a nos transformarmos só em Virtudes. E assim vamos nos desapegando dos nossos conceitos de Eu, Ego e vamos priorizando só virtudes.

 

Como, certa feita disse o apóstolo São Paulo do Cristianismo: “Já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim”. Então afirmaremos: “Já não sou eu quem vivo, mas as virtudes budistas que vivem em mim”.

 

E que virtudes são essas? São as chamadas “Seis Perfeições”:

1) Caridade (Generosidade); 2) Plena Atenção em tudo; 3) Tolerância; 4) Esforço (Perseverança); 5) Meditação (Oração, Preces, Devoção, Fé); 6) Sabedoria (Discernimento, Equanimidade, Equilíbrio).

 

São as nossas seis direções: os quatro pontos cardeais e mais o centro da Terra e o Alto, o Infinito que é o Buda Primordial, o Tathágata (Criador).

 

Assim vivendo estaremos vivenciando as 24 horas do dia, as virtudes, mesmo dormindo, descansando etc estaremos “vitoriando” as virtudes.