A olhos nus

[Pedro Henrique Saraiva]

Certos discursos que pregam uma total ruptura com a realidade têm ganhado cada vez mais força, principalmente por conta da capacidade de difusão da Internet. Ataques infundados às academias, a profissionais de diversas áreas, a sociedades em geral são norma nesse discurso, colocando à parte e abaixo tudo que escolhem para atacar.

É notável a confusão dos espíritos, que é fruto deste discurso e que é representada, por exemplo, pela incredulidade em qualquer área das ciências.

A olhos nus, alimentado apenas do empobrecimento das ciências humanas, o homem anda com uma dificuldade para interpretar o que vai pelo mundo.

Em atos suicidas, nega também as ciências da saúde, recusando vacinas, se entregando à tratamentos completamente questionáveis.

Vem aceitando cada vez mais como único meio de educação, o autodidatismo pedante, que, frequentemente, vem acompanhado de um ato de esbravejar contra universidades e faculdades. Esse movimento em particular - que tende a dar errado - tem como consequência somente mais confusão no espírito do indivíduo.

Quando digo que tudo isso é fruto de um discurso repleto de perversidade, é porque enxergo essa parte da sociedade, portadora de confusão no espírito, como vítima mesmo desse discurso, antes de ser um sintoma de um possível mau-caratismo.

Os atores/autores de tal discurso encontraram na atual globalização perversa - que não inclui a todos igualmente – tempo bom e terreno fértil para plantarem mais perversidade. Foi a hora e a vez do cabelo crescer para esses gurus.

 Nos armemos, então, com melhores ideias como estratégia de combate. Confiemos no valor às ciências aquilo que é capaz de ser solucionado pelas ciências.