Hermenêutica Budista

 

Leitura Budista da Bíblia

 

“Uma pessoa que às vezes se articulou nesse sentido foi a alemã Ayya Khema, monja da tradição Theravada que interpretou textos bíblicos do ponto de vista budista e fundamentou uma hermenêutica budista da Bíblia”.

 

O trecho acima está na revista on line Rever – Revista de Estudos da Religião, setembro de 2007, páginas 165 a 170.

 

www.pucsp.br/rever/rv_2007/f-usarski3pdf

 

Na mesma edição ficamos sabendo que  Hischam A. Hapatsch, professor doutor em Teologia pela Universidade Humboldt, Berlin, defendeu tese sobre “A Recepção da Igreja e do Cristianismo no Budismo Alemão”.

 

Ora, cada país tem a sua forma de ser budista. É por isso de longa data, desde os anos 1970, defendemos um budismo brasileiro, em português, e, naturalmente plural.

 

Para alegria minha, vejo que, aos poucos, a linhagem a qual pertenço, HBS – Honmon Butsuryu Shu = Budismo Primordial,  vai aos poucos se abrasileirando, sem contudo, perder os seus vínculos com a matriz que é o Japão.

 

Recentemente foi aberto um núcleo em Taguatinga, DF, próspera cidade satélite, próxima à Brasília.

 

Conheci Taguatinga ainda pré-adolescente, uma dinâmica localidade nos primórdios do Planto Piloto que cresceu e se desenvolveu.

 

Em homenagem aos moradores de todo o DF recitemos com Fé “NamuMyouHouRenGuekyou = Eu me Refugio no Sutra Lótus ... Eu em Refugio em todos os Milhares de Budas citados no Texto Sagrado Sutra Lótus e, por extensão eu me Refugio no Darma Sagrado e na Sanga Suprema do Adhibuddha, o Buddha Primordial de todos os Nomes e de Todas as Formas”.

 

(*) http://budismosocial.blogspot.com.br