[Galeno Amorim]

Por Galeno Amorim

Da sarjeta a Harvard.

Este é o emblemático título do relato que o jornalista Lucas Mendes tratou de compartilhar com seus leitores brasileiros da BBC. É a história da incrível saga de Liz, filha de pais viciados em heroína e que morreram de Aids. Ela saiu direto do Bronx, bairro pobre e violento de Nova York, para brilhar em Harvard.

Liz Murray ainda guarda na memória as cenas dos pais se drogando em casa, a geladeira vazia e os irmãos pequenos chorando de fome. Com a morte da mãe e a mudança do pai para um albergue, as coisas só pioraram. A família perdeu tudo que tinha e Liz e os irmãos foram morar na rua.

Breaking Night é o título do livro que ela escreveu, anos depois, para descrever seus caminhos e descaminhos pela vida. É uma gíria entre os sem-teto para definir o instante em que surgem os primeiros raios de sol, uma senha para saírem de fininho do prédio, banheiro ou sofá da casa de amigos onde foram passar a noite sem que os pais deles soubessem.

No caminho da moça há, enfim, uma sucessão de histórias. De dor, de amor e... de livros. Apesar de todos os desajustes familiares, ela e irmãos eram tratados com muito carinho pelos pais, sobretudo pela mãe.

E, além de drogas pesadas, o pai de Liz, Lisa e mais três meninos era também um voraz consumidor de livros. Roubou dezenas deles na Biblioteca Pública de Nova York, para ler e ensinar os filhos.

Quando ingressou numa escola preparatória, Liz foi descoberta pelo New York Times. Ganhou uma bolsa e entrou em Harvard, deixando para trás dezenas de milhares de jovens de classe média e da aristocracia norte-americana.

Quando sua história saiu nos jornais, outras pessoas apareceram para ajudar.

Blake, o irmão que foi morar num carro velho, saiu de lá para a Universidade de Washington, uma das melhores do país. Já Lisa, a mais velha, também entrou para a faculdade e tornou-se professora de crianças autistas. Cada um deles tomou um rumo na vida.

Pouco antes de morrer, em 2006, quando Liz já estava em Havard, e precisou trancar a faculdade para cuidar dele, o pai conversou com ela sobre seus tropeços na vida. Sua grande contribuição para os filhos tinha sido a leitura.

Estava ali a chave para cada um deles construir para si uma vida melhor...