0

 

O governo do Estado do Tocantins acaba de realizar um evento literário de grande envergadura, a Feira Literária Internacional do Tocantins(FLIT), que aconteceu entre os dias 25 de julho e 3 de agosto, na Praça dos Girassóis, centro de Palmas, capital do Estado. Por ali passaram e discutiram literatura e ecologia, grandes nomes das letras, tanto em nível nacional quanto internacional. O evento foi comandado pelo jovem secretário estadual de educação Danilo de Melo Souza, piauiense de Parnaíba.

Atendendo a convite dos organizadores, ali estivemos no dia 29 de julho, em companhia dos escritores Assis Brasil e Elmar Carvalho, participando de mesa redonda sobre ecologia e literatura. Fomos bem recebidos e prestigiados pelo secretário Danilo de Melo Souza que, apesar de inúmeros afazeres, esteve conosco durante todo o tempo em que estivemos no local. Também, vale destacar a receptividade dos distintos escritores da Academia Tocantinense de Letras, partícipes ativos do evento, entre os quais Juarez Moreira Filho, Mário Martins, Odir Rocha, Osmar Casagrande e tantos outros que foram chegando e se achegando. As moças da equipe organizadora, à frente a servidora Adriana Dias, foram de uma gentileza inexcedíveis.

Sobre a nossa participação, primeiro a palavra foi concedida ao acadêmico Assis Brasil, que discorreu sobre literatura e ecologia, trazendo à baila os principais aspectos desse palpitante tema. Depois, em breve síntese, falei sobre a formação histórica do Piauí, a ausência de escolas na fase inicial da colonização, as primeiras manifestações literárias no Estado, a fundação e realizações da Academia Piauiense de Letras. Aprofundando e alargando o debate, falou o acadêmico Elmar Carvalho, também em breve síntese, nominando os principais quadros e obras de nossa literatura, os principais movimentos literários e concluiu declamando poemas de Mário Faustino e Da Costa e Silva. Foi bela e aplaudida a participação da delegação piauiense. Esteve em alta o nome da Academia Piauiense de Letras. Também, valeu pelo intercâmbio entre as duas academias.

No final da tarde, a convite do secretário municipal de educação, Zenóbio Júnior, a delegação piauiense visitou a Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, onde conhecemos uma grande iniciativa governamental desenvolvida pelo prefeito de Palmas, Raul Filho. Em companhia do Secretário Zenóbio, da diretora da escola Profa. Leila Roque e de alguns assessores, eu, Assis Brasil e Elmar Carvalho, visitamos todas as dependências da escola, passando por laboratório de pesquisa, sala de informática, quadras esportivas, piscinas, salas de aula, restaurante, auditório, entre outras. Enfim, trata-se de uma moderna edificação que visa a educação em tempo integral. O aluno entra no início da manhã e só sai no final da tarde. É uma feliz iniciativa da prefeitura de Palmas, coisa de primeiro mundo. Vale a pena ser visto e deveria servir de modelo para o País. Portanto, por essas iniciativas estão de parabéns o governo estadual e a administração municipal de Palmas. Aplausos para eles. Palmas para o Tocantins.

(Diário do Povo, 23.8.2011).

* Na foto que ilustra a matéria,  da esquerda para direita: escritor Elmar Carvalho, secretário estadual de Educação do Tocantins, Danilo  Melo, escritores Assis Brasil, Juarez Moreira Filho e Reginaldo Miranda, durante o evento.