0

 Os Comitês Técnicos dos oito novos Fundos Setoriais de Financiamento à Cultura foram instalados na manhã desta quarta-feira, 22 de setembro, em Brasília, pelo Ministério da Cultura (MinC), logo após à cerimônia de lançamento das novas estruturas que irão operar com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC).

Na reunião de instalação da Comitê Técnico do Fundo Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Língua Portuguesa foram apresentadas as diretrizes do setor para os novos conselheiros e discutidos destaques a serem acrescentados ao texto.

O diretor deste segmento no Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos, que também é presidente do Comitê Ténico, aproveitou a oportunidade para informar sobre o lançamento de cinco novos editais de fomento à área de Livro e Leitura , que deverá ser realizado na próxima semana.

Os principais destaques feitos pelos conselheiros trouxeram a necessidade de tornar mais claro o conceito de Literatura nas políticas públicas do MinC, incluindo ações que estimulem a interpretação dos textos e o dimensionamento das visões de mundo.

Entre as sugestões importantes dadas durante a discussão, está a de incluir a área das Humanidades (pesquisas, produção de conhecimentos) nos editais do ministério no segmento do Livro, Leitura e Literatura, além de proposição de ações que valorizem a Língua Portuguesa.

O representante da sociedade civil e também escritor Affonso Romano de Sant’Ann acha que o Ministério da Cultura conseguiu reunir os principais especialistas da área no País para tratar das ações. “Não vejo a hora de partir para a prática. Quero ver o que será feito de concreto nas favelas, nas periferias e na política internacional”, afirmou.

Editais

O primeiro dos cinco editais a serem lançados nesta área, com recursos do FNC, “Todos pela Leitura”, irá apoiar projetos da sociedade civil de incentivo à leitura, em espaços não convencionais, tais como hospitais, presídios, praças públicas, fábricas, entre outros. “A ideia é atender prioritariamente às áreas de vulnerabilidade social, como forma de inclusão social e cidadania cultural”, comentou Fabiano.

O segundo edital , “Cidade de Leitores”, será destinado a financiar prefeituras e secretarias municipais de cultura e educação no desenvolvimentos de projetos no setor. O terceiro será voltado para o fomento de revistas, periódicos e obras literárias. Um quarto edital será destinado a apoiar pequenas e médias livrarias na divulgação de novos autores, e o quinto e último irá beneficiar o segmento da Literatura, dentro de um projeto maior do FNC, de concessão de bolsas de apoio a diversificados segmentos culturais.

(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
(Foto: Marina Ofugi, Comunicação Social/MinC)