A FALSA CARTA DE RENÚNCIA DE FILETO PIRES FERREIRA

A FALSA CARTA DE RENÚNCIA DE FILETO PIRES FERREIRA:

RENUNCIA Ao Presidente e mais Membros do Congresso Amazonense.
Paris, 27 de junho de 1898.

Saúdo-vos, apresentando-vos os mais sinceras e cordiais protestos de meu acatamento e respeito para convosco.
Cumprindo o preceito constitucional venha trazer-vos hoje a renúncia do cargo que exerço nesse Estado, do qual sois dignos representantes, por não me ser possível por motivos de ordem superior continuar a exercê-lo.
Vós melhor do que ninguém sabeis que aceitei delegação do povo amazonense depois de reiterados pedidos de todos os nossos amigos; delegação, repito, que por mim jamais foi ambicionada e que hoje não o é.
Discípulo de Benjamim Constant, inspirado nos seus ensinamentos é convicção minha que a tolerância e a transigência deviam ser sempre as qualidades de um homem publico.
Fiz tudo o que as minhas forças comportaram e não me acusa a consciência de me haver afastado da linha que propus-me seguir. Tomando esta resolução sugerida pelos ditames de meus sentimentos, determinada pelo império das circunstancias deixo bem patente aos meus concidadãos que dos cargos que na política ocupei apenas me prendiam a vontade e o desejo de por intermédio deles ser útil ao meu país. Crente de que o digno povo amazonense saberá fazer-me justiça, envio-lhe as expressões dos mais ardentes votos que faço pela prosperidade e engrandecimento que lhe asseguram as suas riquezas e o patriotismo acrisolado dos seus filhos.
Saude e fraternidade.
Fileto Pires Ferreira.
(In: Mario Ypiranga Monteiro. Negritude e modernidade. Governo do estado do Amazonas, 1990.)