Da Redação

O Instituto de Educação, em Teresina, Piauí, sediou a 1ª. Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Organizado pela Universidade Estadual do Piauí, de 24 a 26 de agosto, à frente o Prof. Dr. Diôgenes Buenos Aires, o evento trouxe como tema “Quando se lê a literatura infantil e juvenil, o que se lê? Como se lê?”.

A jornada prestou homenagem ao escritor Francisco de Assis Almeida Brasil, piauiense, autor de mais de 40 obras voltadas para essa faixa etária. Durante os três dias do evento, uma exposição permanente apresentou aos participantes a obra integral de Assis Brasil, que aos 83 anos continua produzindo obras, atualmente editadas principalmente pela Editora Nova Aliança de Teresina.

Contando com participação de uma centena e meia de professores ou interessados em literatura, a Jornada realizou conferências com professores de reconhecidos saber na área. Participaram Importantes pesquisadores da Puc-RS, UFMG, UEM, UFRN, UFC, UFCG, UFAM, FAI-MA E UESPI.

O escritor e professor Dílson Lages Monteiro, que além de obra adulta, tem publicações voltadas para o público infantil, participou, ao lado dos escritores Érica Fontes e Márcia Evelin, de mesa-redonda sobre o tema “A produção literária infantil no Piauí”. Os escritores, mediados pelo prof. Diógenes Bueno Aires, coordenador geral da jornada, falaram da gênese da criação de suas obras, no que foram aparteados por plateia participativa e interessada.