Dilson Lages Monteiro Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Tamanho da letra A +A

Conheça: www.parentesco.com.br

Conheça: www.parentesco.com.br

"O ciclo, longo nos anos e denso na minha dedicação, se finda. Quando observo o trabalho no seu todo, fico feliz em concluir que fui bem-sucedido, junto aos estudiosos, em apresentar uma alternativa conceitual para as pesquisas genealógicas no Brasil. Parti de um casal único para contemplar abrangentemente os seus milhares de descendentes. Essa é uma novidade reconhecida. Mostra a genealogia como efetiva ciência auxiliar da história social, mediante a descrição documentada da dinâmica dos casamentos. As investigações que venham a ser feitas sobre a história social brasileira poderão contar com o antecedente de A mística do parentesco, seja como documentação de fatos, seja como modelo metodológico. " Assim avalia  Edgardo Pires Ferreira  várias  décadas de pesquisas sobre a família Pires Ferreira e seus entrelaçamentos familiares em vários estados brasileiros.

Todo esse trabalho agora ganhou um novo enfoque e nova forma de circulação. O autor, que é sociólogo de formação, diponibilizou gratuitamente em plataforma na web todos os seis volumes de A mistica do parentesco. Ela pode ser acessada em www.parentesco.com.br. Além de disponibilizar o conteúdo dos livros, a plataforma traz rico acervo icnográfico com fotografias que retratam pessoas, valores e costumes, reforçando o alcance de suas pesquisas para a história social. Ele conversou com o Portal Entretextos sobre o novo projeto:

Edgardo Pires Ferreira nasceu em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, em 1937. Cursou sociologia no Instituto de Estudos Políticos e Sociais [IEPES] da PUC do Rio de Janeiro. Estudou ciências sociais no Institut Internacional de Recherche et de Formation, Éducation et Dévellopment [IRFED] e museologia no Museu do Louvre, ambos em Paris, como bolsista do governo francês. Fez estudos de arqueologia no Instituto de Pré-História de Jerusalém, em Israel, e de zooarqueologia na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Como membro do Centre National de la Recherche Scientifique [CNRS], participou das missões arqueológicas francesas em Israel e no Irã. Foi membro das missões arqueológicas da Universidade de Michigan no México, no Peru e no Equador. Reside em São Paulo

 

Compartilhar em redes sociais

Comentários (1)

Um trabalho importantíssimo que faz parte da História do Brasil. Pesquisa marcante. Parabéns ao Edgardo e ao Dilson e a todos os que, direta ou indiretamente colaboram com este portal fundamental para as nossas Letras e a nossa Cultura.

Antonio Carlos Rocha
postado:
22-10-2016 16:31:06

Deixe o seu comentário


Reload Image








Livraria online Dicionário de Escritores Exercícios de criação literária
Entretextos Acadêmico
Rádio Entretextos
Livros online Aúdios

Imagens da Cidade Verde: entrevista com o escritor Ribamar Garcia


Os anos da juventude, entrevista com Venceslau dos Santos


Listar todos
Últimas notícias

22.06.2017 - Rabugens de pessimismo

É essa profissão que me dá a satisfação de, quase todos os anos, ler e reler

18.06.2017 - O fazer literário de Renato Barros de Castro

Ele é autor, entre outros, de O mistério de Frida Zeiden

16.06.2017 - A gênese de nossa criação literária

A literatura é, afinal, uma grande resposta que nos leva a uma certeza: há sempre o que perguntar.

16.06.2017 - Lançamento: Contos de viagem, de Nelson Nery

Ele notabilizou-se pela produção de obra jurídica e historiográfica

15.06.2017 - Armas e anjos

Resenha sobre Olhos de Carvão de Afonso Borges

15.06.2017 - Como revisar um livro infantil

Você sabe o que faz um revisor?

05.06.2017 - Coleção Centenário

A edição de livros tem sido uma preocupação constante da “Casa de Lucídio Freitas”.

Listar mais

ENTRETEXTOS - DÍLSON LAGES MONTEIRO
Baloon Center, Av. Pedro Almeida nº 60, Sala 21 (primeiro piso) - São Cristóvão - Teresina - Piauí - CEP: 64052-280 Fone (86) 3233 9444
e-mail: dilsonlages[@]uol.com.br