Dilson Lages Monteiro Terça-feira, 22 de maio de 2012
Tamanho da letra A +A

300 anos de Vila Rica/Ouro Preto

300 anos de Vila Rica/Ouro Preto

O programa Expedições foi a Minas Gerais, no recente novembro passado, para registrar a trajetória de uma cidade que nasce como um arraial de mineração e, ao longo de seus 300 anos, se transforma numa das jóias da arte barroca brasileira: Ouro Preto. Lá, os ideais da liberdade convivem com os da tradição. Preservar e mudar foram a receita encontrada para se manter viva no panteão de cidades imprescindíveis para o entendimento do Brasil.

Paula Saldanha e Roberto Werneck iniciam a viagem ao interior de Minas, que assistiu à chegada dos primeiros bandeirantes ao local que viria se transformar, pouco tempo depois, em Vila Rica, região repleta do ouro que alimentou sonhos políticos, artísticos e de prosperidade.

O historiador Milton Teixeira concede uma entrevista com relatos detalhados desse processo de três séculos. A escritora Angela Leite Xavier, o diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão, e Vicente de Paula Gomes, funcionário do Teatro Municipal de Ouro Preto, complementam o quadro de entrevistados.

Expedições documenta o Ciclo do Ouro na cidade mineira, o surgimento de uma leva de artistas primorosos, dos quais destaca-se Mestre Aleijadinho. O Barroco e o Rococó mineiro, além do conjunto arquitetônico e urbanístico muito bem preservados. O programa leva o telespectador a conhecer um pouco da vida de personagens marcantes, como Tiradentes, Chico Rei e Marília de Dirceu. Deslumbrar-se com a beleza de algumas das dezenas de igrejas da antiga Vila Rica, conhecer o Museu da Inconfidência e a antiga Casa de Ópera.

Assista ao Documentário

Compartilhar em redes sociais

Comentários (0)

Deixe o seu comentário


Reload Image









Dicionário de Escritores Entretextos Editora On-line
Entretextos Acadêmico
Rádio Entretextos
Livros online
Últimas notícias

20.05.2012 - Rua Grande, videopoema de Rogel Samuel

Homenagem à rua Taumathurgo de Azevedo, em Barras-PI

20.05.2012 - Maurice Sendak partiu

Há alguns dias

20.05.2012 - A mulher que matou os peixes

Pois logo eu matei dois peixinhos vermelhos que não fazem mal a ninguém

19.05.2012 - Redescobrir Clarice

Dois livros acabadinhos de chegar à minha mesa.

19.05.2012 - Congresso do Livro digital

Cerca de quatrocentos participantes assistiram ao 3º Congresso do Livro digital

18.05.2012 - EUA: escrever um livro por ano é muita folga

Uma reportagem do New York Times mostra que isso mudou na era do e-book.

15.05.2012 - 25 anos de Lygia na ABL

Além de imortal, Lygia já ganhou os principais prêmios brasileiros dedicados à literatura.

Listar mais

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO PROF. DÍLSON LAGES
Baloon Center, Av. Pedro Almeida nº 60, Loja 21 (primeiro piso) - São Cristóvão - Teresina - Piauí - Fone (86) 3233 9444
e-mail: dilsonlages[@]uol.com.br