[Flávio Bittencourt]

A lenda da gralha azul

A lenda da gralha azul é uma narrativa maravilhosa do folclore paranaense.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os alunos da 3ª A da EMEB Prof. Ramiro Gonçalez Fernandes

(São Bernardo do Campo/SP, Brasil) apresentam: 

A gralha azul, o Irapuru e o Saci pererê,

Youtube: 

onde se lê:

"Teatro de sombras produzido pelos alunos da terceira série do ensino fundamental."

 

 

 

 

gralha azul,

Youtube: 

 onde se lê:

 "Gralha - Picaça Cyanocorax chrysops.
Plantando
"

 

 

  

 

 

"Um Clube com a história tão bela como é a do Paraná, precisa de ícones representativos que a elevem e a propaguem. Conheça aqui os símbolos do Paraná Clube:

Escudo

O distintivo do Paraná Clube é um escudo, no formato de um pinhão estilizado, vermelho, contornado de branco, com o logotipo na sua parte superior (as palavras "Paraná" e "Brasil" escritas em azul e a palavra "Clube" escrita em branco). Na parte inferior contém o desenho de uma gralha azul e um pinheiro em branco.

Escudo Paraná Clube

Logo

O logotipo, presente no Escudo e na Bandeira Oficial do Paraná Clube, é composto das palavras "Paraná", "Clube" e "Brasil". A palavra "Paraná" utiliza o tipo J.Otto, exclusivo do Paraná Clube. A palavra "Clube" é escrita de forma manuscrita. Por fim, "Brasil" é escrito em caixa alta com o tipo Avant Gard Bold.

Sobre fundo vermelho, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor azul e a palavra "Clube" na cor banca. Sobre fundo banco, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor azul e "Clube" deve ser escrito na cor vermelha. Finalmente, sobre fundo azul, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor branca e a palavra "Clube" na cor vermelha.

Logo Paraná Clube Logo Paraná Clube Logo Paraná Clube

Bandeira

A Bandeira do clube é em formato retangular, dividida em duas partes iguais, na vertical. O lado direito é preenchido pela cor vermelha, e contém o logotipo "Paraná Clube Brasil". A outra metade é azul e contém o Escudo do clube.

Bandeira Paraná Clube

Mascote

O Mascote do Paraná Clube é a Gralha-Azul, ave típica e símbolo também do estado do Paraná. (...)"

[http://www.paranaclube.com.br/oclube_simbolos.htm]

 

 

 

 

 

 

4.11.2012 - A narrativa maravilhosa da gralha azul pertence ao folclore paranaense - A lenda da gralha azul, recontada no site sua pesquisa ponto com.  F. A. L. Bittencourt (flabitten@bol.com.br)

 

  

NO SITE SUA PESQUISA PONTO COM

FOI APRESENTADA A:

"Lenda da Gralha Azul 
Origem da lenda da Gralha Azul, lenda resumida, folclore paranaense, curiosidade

Gralha azul 

Gralha Azul: uma das mais importantes lendas do folclore paranaense

 

Introdução

A lenda da Gralha Azul é típica da região sul do Brasil, principalmente do estado do Paraná. A gralha azul é a ave replantadora da árvore símbolo do estado do Paraná: a araucária (tipo de pinheiro). De acordo com a lenda, a ave tem a missão divina de ajudar na disseminação desta árvore. Durante o outono, os bandos de gralhas azuis pegam os pinhões (frutos das araucárias) e os estocam no solo ou em pedaços de árvores apodrecidos no chão. Neste processo, favorecem o nascimento de novas árvores.

A lenda 

De acordo com a lenda, a muito tempo atrás, a gralha azul era apenas uma gralha parda, semelhante as outras de sua espécie. Mas um dia a gralha azul resolveu pedir para Deus lhe dar uma missão que lhe faria muito útil e importante. Deus lhe deu um pinhão, que a gralha pegou com seu bico com toda força e cuidado. Abriu o fruto e comeu a parte mais fina. A outra parte mais grodinha resolveu guardar para depois, enterrando a no solo. Porém, alguns dias depois ela havia esquecido o local onde havia enterrado o restante do pinhão.

A gralha procurou muito, mas não encontrou aquela outra parte do fruto. Porém, ela percebeu que havia nascido na área onde havia enterrado uma pequena araucária. Então, toda feliz, a gralha azul cuidou daquela árvore com todo amor e carinho. Quando o pinheiro cresceu e começou a dar frutos, ela começou a comer uma parte dos pinhões e enterrar a parte mais gordinha (semente), dando origem a novas araucárias. Em pouco tempo, conseguiu cobrir grande parte do Estado do Paraná com milhares de pinheiros, dando origem a floresta de Araucária. 

Quando Deus viu o trabalho da gralha azul, resolveu dar um prêmio a ela: pintou suas penas da cor do céu, para que as pessoas pudessem reconhecer aquele pássaro, seu esforço e dedicação. Assim, a gralha que era parda, tornou-se azul.


Curiosidade:

- A gralha azul é a mascote do Paraná Clube, importante time de futebol de Curitiba. A ave também aparece no escudo do time.

    (...)

Bibliografia indicada:

- O mais assustador do Folclore
  Autor: Garcia, Luciana
  Editora: Caramelo
  Temas: Folclore, Cultura Popular, Lendas"

(http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_gralha_azul.htm)

 

 

 

 

===

 

 

 

 

EM HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE NASCIMENTO DE

JOHNNY RIVERS, UM GRANDE ÍDOLO DOS ANOS 1960 E 1970

(ACONTECERÁ EM 7.11.2012):


Johnny Rivers - The Midnight Special,

Youtube: 

 

 

 

LEIA TAMBÉM, POR FAVOR, SOBRE O SEPTUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO

DE JOHNNY RIVERS, NESTA MESMA COLUNA:

-  http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/johnny-rivers-70-anos,236,8248.html (3.11.2012);

http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/johnny-rivers-celebrates-70-at-b-b-king-s,236,8245.html (2.11.2012); e

http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/apreciacao-de-rubens-ewald-filho-a-respeito-do-novo-filme-de-007,236,8236.html  (1º.11.2012)!