Dilson Lages Monteiro Terça-feira, 22 de maio de 2012
NA MIRA DO LEITOR
Doralice Araújo
Tamanho da letra A +A

Na Amazônia, os rios são estradas

[Doralice Araújo]

As embarcações atracam aí, quando chegam ao município paraense de Gurupá - Reprodução da foto feita pelo Fernando Pessoa
Na Amazônia brasileira os rios são estradas, vias diariamente transitadas. O fluxo de embarcações de porte grande e pequeno e o vai- e-vem de pessoas  é muito, muito grande. Quem já viajou por lá terá sempre muito a observar. Já foi lá, leitor? Tem vontade de conhecer a região nortista, mas pela trilha oferecida pelos nossos rios? Ô beleza! Recomendo.

É preciso, entretanto, bem cuidar da segurança dos que se utilizam do escoadouro dos rios para trabalhar, passear e fazer pesquisas científicas, entre outros fins. A condição dos portos, por exemplo. Quem os observa com atenção? O governo? O cidadão? O turista ocasional? O olhar deve ser de todos; bem cuidar da segurança humana é uma obrigação coletiva.

Conhece o Porto de São Sebastião da Boa Vista(PA), leitor? Reprodução da foto feita pelo Delcimar Viana
Há muito tempo que peço aos meus conterrâneos o registro fotográfico com olhar de lince;  as vantagens, as dificuldades e as contradições encontradas na Amazônia paraense interessam ao brasileiro atento. Se eu tivesse maior contato com tuiteiros espalhados pelos municípios paraenses, nossa..., como seria muito bom. Trocar informes e refletir sobre os problemas e belezas locais seria extremamente interessante.

Sempre e sempre eu penso assim: tomara que a  Dona Internet.... com as suas asas velozes e avançadas faça por mim o que está fora do meu alcance logístico. Dependo dos cliques do leitor interessado no tema.

Ainda bem que os cliques tuiteiros vez por outra são sincronizados; o resultado é o que você vê nas reproduções  feitas aqui, caro leitor.  As fotos chegaram, lá na minha caixa postal  graças ao gentil Flávio Costa, conhecedor bem aclimatado ao cenário amazônico marajoara. Adorei!

Visite meu blog - http://www.namiradoleitor.blogspot.com/

 

 

Compartilhar em redes sociais

Comentários (0)

Deixe o seu comentário


Reload Image








Últimas matérias da coluna

06.05.2012 - Tapioqueeeeeeiro!!!

01.05.2012 - O trabalho que alegra e satisfaz

19.04.2012 - As cidades são feitas para os carros?

14.04.2012 - Música, engenho, arte e escolhas

08.04.2012 - Tem um canteiro de ervas, leitor?

29.03.2012 - Quanto vale o trabalho de um professor brasileiro

28.03.2012 - Humoristas e mães são muito parecidos

22.03.2012 - Floradas exuberantes

14.03.2012 - Agora? As deliciosas frutas amazônicas, Artur Dias!

07.03.2012 - Que tal um caderno com exercícios de caligrafia?

01.03.2012 - Verdes anos, maracujás e treino da descrição

27.02.2012 - A Boca de Forno e a reeleição

23.02.2012 - Será que o eleitor brasileiro tem sangue de barata?

10.02.2012 - Menos ais, mais vivas e satisfações, leitor!

06.02.2012 - O consumidor insatisfeito queixará para quem?

Ver mais

Dicionário de Escritores Entretextos Editora On-line
Entretextos Acadêmico
Rádio Entretextos
Livros online
Últimas matérias

21.05.2012 - TRÊS MESES NO SÉCULO 81, de Jeronymo Monteiro

Quando será reeditado este clássico da ficção científica nacional?

21.05.2012 - Um poema de Matthew Arnold (1822-1888)

Come to me in my dreams

21.05.2012 - José despede-se

Um septuagenário incorrigível descobre que tem Alzheimer e recusa-se a deixar este mundo sem primeiro fazer as pazes com um velho amigo que em jovem lhe roubou a namorada

20.05.2012 - As aulas vão (re)começar

Carrossel, no SBT

20.05.2012 - ALVAL abre inscrições para preenchimento da cadeira 16

ALVAL abre inscrições para preenchimento da cadeira 16

19.05.2012 - João Bandeira Monte é eleito para ocupar a cadeira 36 da ALVAL

João Bandeira Monte é eleito para ocupar a cadeira 36 da ALVAL

19.05.2012 - XI Prêmio Literário Livraria Asabeça 2012

O prêmio de 2012 contemplará trabalhos inéditos nos gêneros literários POESIA e CONTO

19.05.2012 - Tentativa de golpe eleitoral

O estrago vai ser grande.

18.05.2012 - Ambientes

[Geraldo Lima]

18.05.2012 - Alexandre O’Neill

é um labirinto de vaidades rendilhadas

18.05.2012 - O GEDAM - Grupo Espaço de Dança do Amazonas

O que não falta aos artistas do GEDAM é talento e criatividade!

17.05.2012 - O VELHO CHALÉ DE JOSÉ DE FREITAS (PARTE 1)

..............................................................................................

17.05.2012 - Algumas faculdades europeias e estadunidenses de Jornalismo

Na Europa, uma excelente Faculdade de Jornalismo foi instalada na Universidade Autônoma de Madri, como fruto de um convênio com o conceituado jornal El País

17.05.2012 - NANA, um tratado sobre as relações humanas

Uma complexa e extensa novela gráfica japonesa

17.05.2012 - Terra do Gado

A história e as histórias que reuniu e redimensionou são, ao tempo em que lançam novas luzes sobre a identidade do Piauí, principalmente, um reflexo do ideal de projetar entendimento mais preciso das marcas da “piauiensidade”

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO PROF. DÍLSON LAGES
Baloon Center, Av. Pedro Almeida nº 60, Loja 21 (primeiro piso) - São Cristóvão - Teresina - Piauí - Fone (86) 3233 9444
e-mail: dilsonlages[@]uol.com.br