Dilson Lages Monteiro Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
LETRA VIVA
Cunha e Silva Filho
Tamanho da letra A +A

Eleições e palmadas

Eleições e palmadas

Cunha e Silva Filho

                         Fica difícil entender este país. Já não consigo enxergar nada à minha frente, entender ainda pior. Como entender se a mistura dispar  e camaleônica já se instalou, confundindo todos qual uma conhecida comédia shakespeariana, ou seria beckettiana? Não sei mais de nada, tudo se complicou. Perdi minha referência. Estou à deriva. Procuro e não encontro. Bato e a porta não se abre. O mundo às avessas. Meu Deus, o que está acontecendo com o país e o mundo, pois o mundo está no país dentro daquele velho conceito retórico de parte e todo – do conhecido tropo, a metonímia - tão bem explorado numa página de Vieira( 1608-1697). 

                     Os candidatos à eleição presidencial, depois de tanto barulho, escolhem seus vices, figuras que nem sabíamos dispostas pelo menos para exercerem mandatos executivos, uma vez que pensávamos só fariam carreira na Câmara ou no Congresso. Para nós, eleitores compulsórios, ainda que uma delas, o Presidente do PMDB, Michel Temer, por força de sua função, constantemente apareça na mídia, não o víamos como provável candidato à vice-presidência da República. Que razões estão escondendo, sobretudo o PT, e o PSDB, para que fossem os vices os que aí estão já selecionados? Que pobreza de bons candidatos está exibindo a política nacional!
                     Um velho jornalista do JB, volte  e meia, deplora a penúria de grandes políticos de que o país necessita tanto, principalmente para os tempos que correm, tempos enganadores que colocaram a esperteza e o oportunismo(leia-se: privilégios do “melhor emprego do mundo”) como a meta principal da atuação dos representantes do povo.Quais as grandes e ilustres figuras do Parlamento brasileiro? São poucas, pouquíssimas. A política, em grande parte do mundo, não está dando bom exemplo nem está sendo conduzida pelo que há de melhor dos membros da sociedade. É triste, infelizmente, constatar isso. Será que está definitivamente enterrada a era dos grandes e respeitados líderes da História? Peço a Deus que não.
                  Quanto às siglas partidárias, além de numerosas e que só concorrem para aumentar a confusão e a divisão, numa fragmentação que causa embaraços na  cabeça do eleitor, nos assusta o fato de que se reúnem numa espécie de confraternização social entre mulheres da alta sociedade,  antigos contestadores da burguesia capitalista tupiniquim,  a elite econômica da classe das mulheres, à frente das quais  a dama global servindo de anfitriã, viúva do megaempresário Roberto Marinho, uma velha professora de formação e orientação marxista e a principal  convidada,    a candidata do Lula, Dilma  Rousseff, pertencente a um partido que se autoproclama da esquerda, num coro que se estende além-fronteiras.  Como é do conhecimento geral da nação,  Dilma participou ativamente da  da luta contra a  ditadura militar. Finalmente, estiveram também  presentes no  festivo encontro  outras  mulheres do universo brasileiro artístico e social.

                Num caldeirão desses não há como proclamar, alto e bom som, que a polarização direita-esquerda tornou-se uma balela, um faz-de-conta, um antagonismo  poroso,  contraditório e hipócrita que se dilui diante do desdobramento do fenômeno da globalização e que, por outro lado, constituirá, sem dúvida, um campo fértil para acalorados e polêmicos estudos sociológicos e antropológicos em virtude do intrincado cipoal de tendências multifacetadas e difusas no qual desaguou o teatro político brasileiro e, por tabela, o mundial. 
            Ainda no contexto de perplexidades e descaminhos, acaba de ser majoritariamente votada pelos deputados federais uma lei que prevê sanções para pais que dão palmadas nos filhos. Ora, os deputados não têm mais o que fazer do que discutirem uma questão que só diz respeito à privacidade da família? Daqui a pouco haverá leis que regulamentarão a frequência da atividade sexual entre os casais. Que é isso? Por que não se preocupam com as reformas do confiscatório imposto de renda e com os altíssimos planos de saúde que estão sufocando as despesas das famílias de classe média?  Aliás, são inúmeras as questões urgentes e de ampla relevância social que não se tornam objeto de debates pelo poder legislativo. Esta lei da palmada é irrelevante porque a legislação brasileira já dispõe de sanções penais para pais que maltratam os filhos.

           Um castigo leve e dado com bom senso corrige e educa as crianças sem maiores traumas ou consequências mais graves. Só pais despreparados e desequilibrados maltratarão seus filhos. A lei me parece redundante e de aplicação até impossível, dado que seria impraticável e descabido fiscalizar as famílias em situações de flagrante privacidade. A lei antes provoca mais conflitos entre pais e filhos do que outra coisa. Será mais uma lei que, pela sua natureza, se tornará, enquanto em vigor, uma verdadeira petição de princípio.


 

 


 

Compartilhar em redes sociais

Comentários (1)

Acho perigoso dizer que "...Um castigo leve e dado com bom senso corrige e educa as crianças sem maiores traumas ou consequências mais graves..." Concordo que o país tem muito o que resolver e acho também que se conseguirmos inciar ensinando as crianças que podem resolver seus problemas com conversas e não com violência, através de NOSSO exemplo como pais e educadores, no futuro outras questões poderão ser resolvidas por eles com mais tranquilidade, seriedade e com menos " descaso" e violência. Respeito se ensina com RESPEITO!

Laís
postado:
27-07-2010 23:12:06

Deixe o seu comentário


Reload Image








Últimas matérias da coluna

10.02.2012 - Tentando entender o Brasil e o mundo

06.02.2012 - Um poema de Gérard de Nerval (1808-1855)

05.02.2012 - Um mundo em perene crise: meditações sobre esta primeira década do século 21

02.02.2012 - Enfim, a consagração

31.01.2012 - Desastres ditatoriais

28.01.2012 - Governos improvisados: o caso de desabamentos no Rio de Janeiro

26.01.2012 - On hearing a symphony of Beethoven

24.01.2012 - O triste destino das livrarias e do próprio livro impresso

20.01.2012 - Uma estreia na ficção piauiense

17.01.2012 - Um quase Nero na Síria

11.01.2012 - As águas contra as terras

10.01.2012 - Um poema de Ben Jonson (1572-1637)

07.01.2012 - De benefícios, malfeitos e malefícios se constrói um país

09.12.2011 - Comunicado

07.12.2011 - Ter livros em casa ou não tê-los : eis o dilema

Ver mais

Dicionário de Escritores Entretextos Editora On-line
Entretextos Acadêmico
Rádio Entretextos

Twitter

Carregando...
Últimas matérias

10.02.2012 - Tentando entender o Brasil e o mundo

Mais um componente desfavorável desponta

10.02.2012 - A morte de Maurice Girodias, em 1990

O dono da famosa editora Olympia Press, de Paris, sofreu um enfarte quando estava sendo entrevistado, ao vivo, numa emissora de rádio francesa

10.02.2012 - Lucilene Gomes Lima: FICÇÕES DO CICLO DA BORRACHA NO AMAZONAS

Estudo comparativo dos romances A selva, Beiradão e O amante das amazonas

10.02.2012 - cronicasdesabado - nosso noticiário etc.

cronicasdesabado - nosso noticiário etc.

09.02.2012 - Antônio de Pádua é eleito titular da Cadeira 48 da ALRESC

Antônio de Pádua é eleito titular da Cadeira 48 da ALRESC

09.02.2012 - Jennifer Egan na Flip

Jennifer Egan na Flip

09.02.2012 - Lucilene Gomes Lima: FICÇÕES DO CICLO DA BORRACHA NO AMAZONAS

Escritores brasileiros abordaram amplamente os ciclos econômicos através de sua prosa.

08.02.2012 - O amante das amazonas: o ciclo sob o olhar de um analista-autor

Dissertação de mestrado: Estudo comparativo dos romances “A selva” (FERREIRA DE CASTRO), “Beiradão” (ÁLVARO MAIA) e “O amante das amazonas” (ROGEL SAMUEL),

08.02.2012 - Manual da criança Caiçara

Manual da criança Caiçara

08.02.2012 - Em memória do cantor e compositor Wando

A arte que resiste às estritas classificações de gêneros de produtos de cultura: [1] tradicional-popular (artesanal, folclórico); [2] erudito (erudito-clássico e erudito-vanguardista); e [3] pop (anticlássico, de ampla audiência)

08.02.2012 - Prêmio Angoulême anuncia seus vencedores

Prêmio Angoulême anuncia seus vencedores

08.02.2012 - Paquistão: Multidão assiste à chegada de um tubarão-baleia morto ao porto de Carachi

O jornal paquistanês The Express Tribune informa que o monstro marinho tem o comprimento de um ônibus escolar

07.02.2012 - A cidade dos contos de fadas

O carnaval de Cerknica, Eslovênia, tem importância mundial equivalente a, por exemplo, o Festival Folclórico de Parintins, Brasil

07.02.2012 - Conceitos da Comunicação de Massa (20)

As 3 revoluções comunicativas, segundo Massimo Baldini, e a quarta revolução, de acordo com, entre outros autores, Massimo Di Felice

06.02.2012 - VARIAÇÕES INTERTEXTUAIS SOBRE A MORTE

..............................................................................................

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO PROF. DÍLSON LAGES
Baloon Center, Av. Pedro Almeida nº 60, Loja 21 (segundo piso) - São Cristóvão - Teresina - Piauí - Fone (86) 3233 9444
e-mail: dilsonlages[@]uol.com.br