Dilson Lages Monteiro Sábado, 13 de março de 2010
CRÔNICA DE SEMPRE  
Tamanho da letra A +A

Os mistérios de uma fotografia

Os mistérios de uma fotografia

Os mistérios de uma fotografia


Rogel Samuel


Como se pôde obter essa fotografia?
Fileto Pires Ferreira concluiu as obras do Teatro Amazonas, que estavam paradas, e o inaugurou em 31 de dezembro de 1896. Mesmo assim, no dia da inauguração, neste dia, os andaimes da construção do teatro ainda estavam lá, talvez, porque o teatro não estava inteiramente concluído. Inaugurou-se o teatro naquele dia com “La Gioconda”, de Amilcare Ponchielli, sob a regência do maestro brasileiro Joaquim de Carvalho Franco, que foi diretor da Academia Amazonense de Belas Artes.

Como se pôde obter aquela fotografia aérea?
A foto deve ser da época da inauguração. Governo Fileto Pires Ferreira.

Como não havia helicóptero, a foto só pôde ter sido tomada de um balão!

Mas como fotografar de um balão com as câmeras fotográficas da época?

Quem foi o autor da foto? Foi George Huebner (1862 1935), um fotógrafo alemão que se estabeleceu em Manaus, onde viveu cerca de 50 anos, e onde faleceu.
Diz Mário Ypiranga que a foto é da edição de George Huebner, de Dresden, Alemanha.
O livro está publicado hoje: "George Huebner 1862-1935: um Fotógrafo em Manaus", de Daniel Schoepf.

Sobre George Huebner, leia-se de Andreas Valentin:

http://www.studium.iar.unicamp.br/17/02.html?studium=index.html

Observando bem se vê em primeiro plano os fortes muros de contenção que foram construídos e que existem até hoje como o que hoje aparece na Rua Simão Bolívar e serviriam para conter o arrimo do Palácio do Governo, a maior obra de Eduardo Ribeiro, maior do que o Teatro Amazonas. O Palácio nunca foi finalizado, e sobre suas fundações Álvaro Maia construiu a escola normal tal como existe até hoje. Os muros estão lá, para confirmar. O Palácio seria, se construído, A MAIOR CONSTRUÇÃO DO BRASIL de sua época!

Naquele espaço depois do muro há umas casas que deviam abrigar operários ou materiais e muito mato. Ali hoje estão ruas e casas.

Atrás, à direita da foto, a observação é mais curiosa: onde está o Palácio da Justiça? Está ali, ainda quase no chão, está em obras. As obras podem ser vistas se ampliar a foto.
O que se vê é a estrada tosca do viria a ser a Avenida Eduardo Ribeiro e a Matriz, no canto superior direito. Dá para ver os postes de iluminação meio da Avenida, um luxo para época. São postes com várias lâmpadas cada um, cada um tem três fileiras de lâmpadas, contei 30 lâmpadas cada poste.

Mas atrás da igreja matriz há uma construção enorme. Que será aquilo?
Perto do quarto poste se pode distinguir a casa de Eduardo Ribeiro, talvez.
Observe no primeiro plano que o terreno desce e aquilo devia dar num lago ou pântano e essa depressão existe até hoje atrás da Academia de Letras. Aquele terreno era um pântano.
É uma foto aérea, rara para a época.
Foto extraordinária.

Compartilhar em redes sociais

Comentários (0)

Deixe o seu comentário

Últimas matérias da coluna

12.03.2010 - O Poema inconcluso de Zemaria Pinto

04.03.2010 - Goldberg Variations

01.03.2010 - Que importa o real?

27.02.2010 - INTIMIDADE de Abgar Renault

26.02.2010 - Saiu a 5a edição do

24.02.2010 - Jorge Tufic avisa

22.02.2010 - Lançamento em Manaus

20.02.2010 - Annie Gerault

18.02.2010 - Bilac Pinto

17.02.2010 - O desespero de perder-te um dia

16.02.2010 - Fantasias do carnaval carioca

15.02.2010 - Carnaval no Rio

15.02.2010 - O mundo todo está aqui

12.02.2010 - O mundo é uma interpretação

10.02.2010 - Diário

Ver mais
Dicionário de Escritores Entretextos Editora On-line

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Últimas matérias

13.03.2010 - A Boca do Lixo não morreu

Carlos Juliano Barros e Laura Lopes explicam minuciosamente o que já foi e o que hoje é a singular Boca, em São Paulo, Capital

12.03.2010 - Caribé mostra seu ingresso na Academia

Flagrante da posse do acadêmico Antônio Júlio Lops Caribé na Cadeira 32 da Academia sob a patronímica do cientista Hermínio de Moraes Brito Conde

12.03.2010 - A mãe, de Vladimir Holan

desdobra, estende, alisa, acaricia o lençol

12.03.2010 - O Manixi

A abertura do segundo capítulo

12.03.2010 - O Poema inconcluso de Zemaria Pinto

sendo ave, homem e deus alguns segundos

11.03.2010 - O CARTUNISTA GLAUCO E SEU FILHO

Lastimavelmente, foram abatidos a tiros por um bandido, em Osasco-SP

11.03.2010 - Uma im prudência

São 11 horas da manhã

11.03.2010 - Paulo Henrique - a família, a medicina e a imortalidade

A família antes de tudo. O médico, empresário e imortal Paulo Henrique dos Santos Ferreira, além de dedicado à Medicina, às atividades empresariais e às Letras, é um homem que tem amor à família. Na foto, com a sua esposa, a competente médica Maria do Pe

11.03.2010 - Senado aprova gorjeta de 20%

Senado aprova gorjeta de 20%

11.03.2010 - O amor entre Wellington Dias e dona Rejane Ribeiro Dias

A primeira dama do estado e titular da Secretaria de Inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência (SEID), minha amiga Rejane Ribeiro Dias, que é Personalidade do Mérito Cultural Poeta Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, outorgado pela diretoria da Academi

11.03.2010 - Piauí vai participar de mostra nacional em Florianópolis

O Piauí vai participar da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional que começa nesta quarta-feira, dia 10, e vai até o dia 14 deste mês no Centro de Convenções de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. No estande piauiense, além da exposição de

11.03.2010 - Dois municípios comunicaram estiagem à Defesa Civil

Dois municípios comunicaram estiagem à Defesa Civil

11.03.2010 - Veja o que o Governador Wellington Dias vai fazer hoje

Agenda do Governador

10.03.2010 - Um poema de William Blake

Tigre! Tigre!

10.03.2010 - Cass Elliot, dos The Mamas & The Papas, não morreu asfixiada

Espalharam o boato de que Mama Cass Elliot teria morrido em Londres, em 29.7.1974, engasgada com o pão de um sanduíche, mas esse fato não aconteceu

Listar mais

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO PROF. DÍLSON LAGES
Baloon Center, Av. Pedro Almeida nº 60, Loja 21 (segundo piso) - São Cristóvão - Teresina - Piauí - Fone (86) 3233 9444
e-mail: dilsonlages@uol.com.br